julho 10, 2012

Trote nas Universidades


Trote nas Universidades de Buenos Aires. 
Se você já viu os argentinos dando trote, deve ter imaginado que não existe muita diferença entre o trote aqui e o do Brasil, mas os brasileiros que estudam na Argentina sabem que aqui o trote é completamente diferente. […]



No geral, sim, é a mesma coisa, gente lambuzada pelas ruas, com ovo, farinha, fedendo... É, nesse ponto somos iguais, mas então qual é a grande diferença entre os trotes daqui e os do Brasil?

Bem, para começar os trotes aqui são mais seguros, não se vê falar de casos de humilhações e agressões como no Brasil. Nem é necessário citar os casso horrível que acontecem no Brasil, os brasileiros vêm na TV, ouvem histórias e muitos até mesmo os viveram na pele. Aqui o primeiro dia de faculdade não é motivo para pânico. Mas porque não acontecem esses casos violentos que acontecem no Brasil? Seriam os argentinos mais civilizados? Na verdade é apenas uma questão de como a coisa acontece. A ideia toda é muito mais inteligente, porque o trote é aplicado por amigos e parentes, ou seja, por gente que te amo e jamais faria uma crueldade com você.

http://www.zazzle.com
Além desse detalhe que faz uma diferença enorme, outro detalhe que muda tudo é quando o trote é aplicado. No Brasil aplica-se logo na entrada do estudando a faculdade, aqui não, o trote é aplicado no final, depois que você se forma. É uma sensação é mais gostosa, a final, comemorar no início não é assim tão coerente, considerando que 80% dos alunos de universidades desistem ou trocam de cursos após o primeiro ano de faculdade. 

Comemorar no início deveria ser para integrar os alunos etc, mas sabemos bem que não é assim que acontece. Esses trotes terminam é coagindo, amedrontando e traumatizando o aluno que já começa a experiência da faculdade, que deveria ser um dos melhores anos de sua vida, de forma negativa. 

Eu espero sinceramente que o Brasil copie esse método da Argentina, não sou contra comemorarem no início da faculdade, se querem comemorar no início, que comemorem, mas que seja de verdade uma comemoração, não humilhações e crimes.  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Eu já acho que o trote aplicado antes ajuda os estudantes a se enturmarem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu no meu trote não me enturmei com ninguém, você teve sorte de ter se enturmado por que para mim parece que a 20 anos atrás era para se enturmar, hoje em dia é só para arregadar dinheiro para cerveja.
      Sem falar que lembra aqueles casos de gente que morreu afogado, veteranos que pintavam o rosto dos outros com tinta misturada com ácido...
      Essa é a impressão que eu tenho de trote.

      Excluir
  2. A DIFERENÇA ENTRE BRASIL E ARGENTINA EM QUANTO A TROTE É PORQUE> NA ARGENTINA NAO EXISTE VESTIBULAR OU SEJA, O INGRESSO É LIVRE, NAO TEM LIMITE DE VAGAS, E O COMPLICADO É DURANTE O CURSO, DAI A FESTA QUANDO CONSEGUE SE FORMAR SABESE LÁ QUANDO, ....
    NO BRASIL SE SOFRE PARA INGRESSAR NA UNIVERSIDADE, UM E OUTRO VESTIBULAR, MAS TUDO TRANQUILO DURANTE O CURSO. DAI QUE O FESTEJO É SOMENTE NO COMEÇO,

    ResponderExcluir