julho 17, 2012

Pós graduação, Mestrado e Doutorados em Buenos Aires


Para quem quer fazer pós graduação, mestrado, doutorado ou pós doutorados em Buenos Aires, saiba que é possível, mas veja como as coisas funcionam por aqui. [...]





Em breve você será mais um brazuca em Buenos Aires, mas para começar preciso dizer que na maioria das vezes fazer mestrado no exterior é complicado. Como será o mestrado, pós ou doutorado depende de cada mestrado ou doutorado, mas existem muitas opções, desde a convencional, que seria vir por conta própria e estudar, ou estudar no Brasil e vir (para fazer o mesmo curso ou parecido) através de uma parceria entre universidades. E existem muitas parcerias interessantes, como, por exemplo, as parcerias que permitem ao estudante estudando ai no Brasil, realizar o curso aqui na Argentina durante as férias de Janeiro e Julho. Nesses casos vale a pena certificar-se primeiro na Coneau se o seu curso no Brasil é reconhecido na Argentina e será aceita a parceria.
Ou seja, o interessado pode optar por um desses meios, ou ele mesmo fazer a inscrição na instituição e vir para a Argentina e estudar aqui, ou fazer através de parceiras de instituições como a SEG, a Anamages, IMES etc.
É importante citar que independente da universidade, até mesmo nas públicas, as pós são pagas na Argentina, no entanto para pós o diploma da universidade do Brasil é aceito automaticamente, já para mestrado e doutorado é preciso fazer uma equivalência da sua universidade no Brasil com a universidade na Argentina.

Não se esqueça que ao voltar para o Brasil o seu certificado não é automaticamente reconhecido não (veja aqui como fazer para reconhecer o seu certificado).

Um pré-requisito é, caso ainda não fale espanhol, será preciso aprender e ter um nível mínimo antes mesmo de vir e não uma vez que já está aqui, como muita gente faz com a faculdade.

Quero falar também sobre um tema importante: como se manter. É claro que não são todos que conseguem viver em Buenos Aires por 2 anos sem trabalhar, a maioria precisa arranjar um emprego para se manterem e mais os estudos, sai tudo muito caro. Por isso que acho que fica mais fácil fazer o mestrado ou doutorado através de parcerias, ou apenas nas férias, ou existe ainda uma opção de estudar que se chama Work & Study onde é perfeitamente possível fazer o doutorado ou mestrado e trabalhar ao mesmo tempo, mas nesse caso é preciso procurar emprego e se matricular no curso, ambos através de uma agência de intercâmbio.

Para quem quer mesmo vir e fazer o mestrado inteiro aqui ou fazer pós graduação, independente de agência, então não tem jeito, tem que vir e morar aqui mesmo por dois anos. Para essas pessoas as melhores sugestões que eu posso dar são, antes de mais nada, vir com um bom dinheiro (se possível traga com você já umas três ou quatro mensalidades do mestrado economizadas) e segundo, buscar emprego procurando a Câmara de comércio exterior. Eles podem lhe fornecer um jornal de anúncios de empregos a que a maioria não tem acesso e não toma conhecimento, então é menos concorrência para você. Mas preciso dizer que essa opção é barra pesada, por isso existem tantas agências de intercâmbio e tantas parcerias entre universidades, por que fazer o curso sem ajuda de agências e parcerias é muito difícil.

Segundo problema que essa pessoa enfrentará fazendo doutorado ou mestrado aqui e trabalhando ao mesmo tempo será, como conseguir tempo para as aulas. Não é impossível, algumas empresas (inclusive algumas no jornal da Câmera de comércio exterior) apoiam a capacitação do profissional, permitindo que o empregado falte para estudar, mas não é tão fácil conseguir um emprego desses.  Você pode também encontrar empregos de meio expediente (o que será apenas uma ajuda, pois seguramente não pagará todos os seus gastos), como call-center, por exemplo, que para bilíngue paga em torno de $3000, ou ainda buscar empregos onde você trabalhe sábado e domingo e folgue durante a semana.

Analise as opções e veja bem qual é a mais conveniente, ir por conta própria é definitivamente a mais difícil, então para não ir e acabar tendo que desistir no meio, considere todas as opções, mas não desista, estudar no exterior é sempre um ótimo bônus no CV.
Boa sorte. 

Se esse post ajudou você, comente e siga o blog. Obrigado e volte sempre!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

49 comentários:

  1. nossa estudar no exterior é realmente complicado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou Katia Susi, assessora comercial da Estudiar en Buenos Aires, uma empresa de Consultoria e Gestão Educacional Internacional. Se ainda tem interesse em obter informações sobre MESTRADOS e DOUTORADOS, pode entrar em contato comigo pelo e-mail: mestradofsa@gmail.com
      Estou ao dispor e obrigada.

      Excluir
    2. Oi Katia, eu já cursei um doutorado na Argentina, e foi uma experiencia muito boa de intercâmbio. Iniciei este processo com o intermédio de uma instituição que nos abandonou no decorrer do trajeto, agora estou lutando para finalizar o curso, já defendi a tese, mas o díficil é o trâmite burocrático e nisso gostaria de sua orientação. Meu diploma de mestrado é da Espanha, e a Universidade Argentina agora para emitir o título de Doutorado, me pede para regularizar o diploma de mestrado (da Espanha) no Ministério da Relações Exteriores. Como é isso? Voce pode me ajudar?

      Excluir
    3. Yls Rabelo Câmara20 de maio de 2016 07:10

      Prezados, muito bom dia!

      Fiz um doutorado em Filologia Inglesa na Universidad de Santiago de Compostela, mas já morava lá, o que facilitou muito o processo. Já minha irmã quer fazer um doutorado e Saúde Pública na Argentina, no regime especial de férias. Duas perguntas temos: vale realmente a pena? Vocês conhecem o IESLA? É por esta via que ela quer ir, através desta universidade.

      Por obséquio, gostaríamos muito de obter as respostas a estas indagações através de pessoas como vocês, que conhecem de perto a realidade educacional superior na Argentina.

      Muuuuuuito obrigada e grande abraço!

      Yls

      Excluir
    4. Olá! Gostaria de saber maiores informações sobre o doutorado na UBA. Como consigo bolsas? Existe essa possibilidade?

      Excluir
  2. "Mas preciso dizer que essa opção é barra pesada, por isso existem tantas agências de intercâmbio e tantas parcerias entre universidades"

    Quando você diz que é "barra pesada" a que especificamente você se refere? À questão financeira ou outras questões? Isso não ficou muito claro na sua postagem.
    Pretendo fazer uma pós em Buenos Aires e tenho aproximadamente 20.000 reais pra isso. Você acha que segura um bom tempo?

    Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. barra pesada porque tem que correr atras de muito documento e capaz de voce chegar lah e ainda ter coisa faltando. E as agencias jah estao acostumadas, jah tem "amizades", eh mais facil pra eles.
      Com 20.000 reais tuh consegue fazer o teu mestrado, mas cuidado com gastar muito por lah porque o Pais estah carissimo. Calcula que tuh vai gastar mais ou menos uns 1,500 reais por mes, pra viver lah.

      Excluir
    2. Seria bom, pelo menos no segundo ano, tuh procurar um emprego part-time, porque se näo, pode ser que os 20,000 näo alcance.

      Excluir
    3. Oi, os 1,500 reais referem-se a gastos com aluguel, alimentação, transporte, agua, luz e internet?

      Excluir
    4. Olá, sou Katia Susi, assessora comercial da Estudiar en Buenos Aires, uma empresa de Consultoria e Gestão Educacional Internacional. Se ainda tem interesse em obter informações sobre MESTRADOS e DOUTORADOS, pode entrar em contato comigo pelo e-mail: mestradofsa@gmail.com
      Estou ao dispor e obrigada.

      Excluir
  3. Eu fiz um mestrado pelo IESLA e tive até um curso de espanhol gratuito gostei bastante do antendimento, para fazer meu mestrado na Argentina tive que tirar duas férias durando o ano pois fiz nas férias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que dica maravilhosa, muito obrigado Maria Clara.

      Excluir
    2. Qual foi seu Mestrado? Foi apenas em duas férias?

      Excluir
    3. Qual é a mensalidade do mestrado na IESLA? quantas parcelas?

      Excluir
    4. Olá, sou Katia Susi, assessora comercial da Estudiar en Buenos Aires, uma empresa de Consultoria e Gestão Educacional Internacional. Se ainda tem interesse em obter informações sobre MESTRADOS e DOUTORADOS, pode entrar em contato comigo pelo e-mail: mestradofsa@gmail.com
      Estou ao dispor e obrigada.

      Excluir
  4. Sou aluno do mestrado na UTN/FRBA (Universidad Nacional Tecnologica/Buenos Aires) Universidade Pública - realizei os créditos todos nas férias - e está em fase final de aprovação o Projeto de Lei (PL 1981-2011) para Docência e Pesquisa a revalidação automática do diplomas de pós-graduação no Mercosul.
    Segue link para olharem:
    http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=51499

    ResponderExcluir
  5. qual o valor da mensalidade do doutorado? pelo o que entendi, nao é ncessário ter mestrado para fazer o doutorado; dessa maneira, qual o mais importante na argentina? o mestrado ou doutorado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou Katia Susi, assessora comercial da Estudiar en Buenos Aires, uma empresa de Consultoria e Gestão Educacional Internacional. Se ainda tem interesse em obter informações sobre MESTRADOS e DOUTORADOS, pode entrar em contato comigo pelo e-mail: mestradofsa@gmail.com
      Estou ao dispor e obrigada.

      Excluir
  6. outra pergunta; se eu fizer doutorado em direito pela uba, posso advogar na argentina?

    ResponderExcluir
  7. Olá! Gosto muito desse blog. Me chamo Tainã e sou recém chegada na Argentina. Sou psicóloga e gostaria de saber sobre o processo para validar meu diploma brasileiro para o exercício de minha profissão aqui, em Buenos Aires. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada em palermo soro eh barato, mas vou pesquisar ee volto daqui a poco pra te falar.

      Excluir
    2. Em Estudar tem um artigo sobre isso Tainã.

      Excluir
  8. Estou querendo ir para Argentina fazer meu doutorado, espero ter energia para tanto. Quero fazer na UCSF. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou Katia Susi, assessora comercial da Estudiar en Buenos Aires, uma empresa de Consultoria e Gestão Educacional Internacional. Se ainda tem interesse em obter informações sobre MESTRADOS e DOUTORADOS, pode entrar em contato comigo pelo e-mail: mestradofsa@gmail.com
      Estou ao dispor e obrigada.

      Excluir
  9. tenho doutorado em educação pela USP mas, gostaria de dar continuidade e realizar um pos doc em Buenos Aires ! Possuo extenso currículo e fluencia
    em castellano ! alguem poderia ajudar-me ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, escreve pra todobairesar@gmail.com
      que a Solange te ajuda com isso tudo.

      Excluir
    2. Olá, sou Katia Susi, assessora comercial da Estudiar en Buenos Aires, uma empresa de Consultoria e Gestão Educacional Internacional. Se ainda tem interesse em obter informações sobre MESTRADOS e DOUTORADOS, pode entrar em contato comigo pelo e-mail: mestradofsa@gmail.com
      Estou ao dispor e obrigada.

      Excluir
  10. Olá, tenho intenção em fazer mestrado na Argentina somente nas férias. Como funciona? em relação a valores? outra coisa, sempre achei que para revalidar deveria ter um curso correspondente em uma das universidades federais aqui no Brasil, mas pelo que li achei bem mais simples. É isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou Katia Susi, assessora comercial da Estudiar en Buenos Aires, uma empresa de Consultoria e Gestão Educacional Internacional. Se ainda tem interesse em obter informações sobre MESTRADOS e DOUTORADOS, pode entrar em contato comigo pelo e-mail: mestradofsa@gmail.com
      Estou ao dispor e obrigada.

      Excluir
  11. Boa noite, gostaria de cursar mestrado em Direito na UBA, enviei e-mail pedindo informações,mas a universidade ainda não me respondeu.
    Você sabe me informar se é possível cursar mestrado na UBA no período de férias?Caso não exista essa possibilidade, você poderia, por favor, me informar outra universidade na qual eu possa cursar nas férias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou Katia Susi, assessora comercial da Estudiar en Buenos Aires, uma empresa de Consultoria e Gestão Educacional Internacional. Se ainda tem interesse em obter informações sobre MESTRADOS e DOUTORADOS, pode entrar em contato comigo pelo e-mail: mestradofsa@gmail.com
      Estou ao dispor e obrigada.

      Excluir
  12. Olá, gostaria de saber com relação a valores. Quero fazer uma pós graduação na área de Ciências Econômicas em Buenos Aires, mas não tenho noção de preço. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou Katia Susi, assessora comercial da Estudiar en Buenos Aires, uma empresa de Consultoria e Gestão Educacional Internacional. Se ainda tem interesse em obter informações sobre MESTRADOS e DOUTORADOS, pode entrar em contato comigo pelo e-mail: mestradofsa@gmail.com
      Estou ao dispor e obrigada.

      Excluir
  13. pos graduação na área de arquitetura, alguém pode me informar alguma universidade? Grata ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou Katia Susi, assessora comercial da Estudiar en Buenos Aires, uma empresa de Consultoria e Gestão Educacional Internacional. Se ainda tem interesse em obter informações sobre MESTRADOS e DOUTORADOS, pode entrar em contato comigo pelo e-mail: mestradofsa@gmail.com
      Estou ao dispor e obrigada.

      Excluir
  14. Adorei as dicas, eu fiz meu mestrado na Argentina e fui super bem assistida.

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Você conhece alguma empresa que faça o contato com as universidades argentinas para mestrado em arquitetura?
    Se souber, passa o contato para mim por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou Katia Susi, assessora comercial da Estudiar en Buenos Aires, uma empresa de Consultoria e Gestão Educacional Internacional. Se ainda tem interesse em obter informações sobre MESTRADOS e DOUTORADOS, pode entrar em contato comigo pelo e-mail: mestradofsa@gmail.com
      Estou ao dispor e obrigada.

      Excluir
  16. Gostaria de saber em qual universidade tem pós graduação em nutrição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou Katia Susi, assessora comercial da Estudiar en Buenos Aires, uma empresa de Consultoria e Gestão Educacional Internacional. Se ainda tem interesse em obter informações sobre MESTRADOS e DOUTORADOS, pode entrar em contato comigo pelo e-mail: mestradofsa@gmail.com
      Estou ao dispor e obrigada.

      Excluir
  17. Alguém tem ideia de como conseguir o valores de pós-graduaçao na UBA. Vi que existem opções na minha área de Letras e tal mas não tem valores. Aliás, a universidade oferece alojamento para os estudantes? Ou alguém sabe de uma república bacana para brasileiros que queiram morar, trabalhar e estudar em Buenos Aires?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou Katia Susi, assessora comercial da Estudiar en Buenos Aires, uma empresa de Consultoria e Gestão Educacional Internacional. Se ainda tem interesse em obter informações sobre MESTRADOS e DOUTORADOS, pode entrar em contato comigo pelo e-mail: mestradofsa@gmail.com
      Estou ao dispor e obrigada.

      Excluir
  18. Olá, tenho interesse em fazer doutorado em Buenos Aires e não sei por onde começar. Como faço para obter informações de como ingressar, custos, moradia etc.

    ResponderExcluir
  19. Olá! Alguém pode indicar uma universidade que tenha especialização em Adm hospitalar? Qual valor? Pode ser nas férias ?

    ResponderExcluir