outubro 03, 2012

Quanto ganha um Médico em Buenos Aires?



Será que o salário de médico em Buenos Aires é melhor que no Brasil
? Vale a pena ir ser médico na Argentina? Dá para ter uma vida confortável? […]




Muita gente vem para estudar medicina e acaba gostando tanto da cidade que decide ficar, mas quando ganha um médico aqui? Muita gente me pergunta, até mesmo médicos no Brasil pensando em vir morar em Buenos Aires visitam o site procurando por essa informação, bem hoje vou escrever sobre isso para esclarecer de vez.

É preciso dizer que o salário vai depender muitas coisas, como quantas horas e quantos plantões o profissional vai pegar, em que hospital vai trabalhar, que dias da semana e que horas vai trabalhar e etc. Mas vou dar uma base para que se possa ter uma ideia:

Um profissional já com experiência que vier trabalhar em Buenos Aires vai começar ganhando já 10 mil pesos por mês. Isso trabalhando menos de 40 horas por semana e sem plantão. Ou seja, esse valor pode ser ainda maior se o profissional fizer plantões e o valor aumenta ainda mais dependendo das horas e dias em que se faz o plantão (como finais de semana por exemplo onde normalmente se paga mais). No caso, se você trabalhar em um hospital do centro de Buenos Aires, ai seu salário já estará em 20 mil pesos. 

Lembrem-se de que estamos falando de média, é possível que se ganhe um pouco mais ou um pouco menos que isso.

Para os recém formados que acabaram de sair fresquinhos da faculdade de medicina, os números não serão assim tão autos, mas são bons comparados com a média do país. O recém formado começa ganhando em torno de 7 mil pesos trabalhando menos de 60 horas semanais e sem plantão. Dedicando mais tempo a profissão, é claro que dá para chegar em números melhores.
Quem não conseguir ou não quiser trabalhar em capital, preferir uma província, provavelmente ganhará menos, mas tenham em conta que nas províncias o custo de vida é ainda menor que em capital.

No Brasil o médico ganha mais, então essa pode ser uma das poucas áreas onde se convém mais ficar no Brasil do que vir para a Argentina. Mas apesar da diferença de salário do médico, que no Brasil é melhor, a Argentina em outros aspecto compensa mais, como, para o seu CV, tem mais peso ter trabalhado em um hospital de Buenos Aires do que em algum do Brasil já que o sistema de saúde aqui é considerado melhor. Então leve em conta esses detalhes e outros tais como qualidade de vida etc, antes de decidir se fica ou vai. Lembre-se que o custo de vida aqui ainda é mais baixo que no Brasil, se falarmos de cidades como Vitória, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro etc (as cidades mais caras do Brasil).

Mas aqui vai uma ideia interessante que uma amiga minha que estudou medicina aqui fez, se você decidir viver no Brasil, como médico, tudo bem, mas pode permanecer trabalhando em Buenos Aires até ser aprovado no revalida brasileiro. Claro, essa opção é para os que não foram aprovador logo de primeira.

Para finalizar, se dá para ter uma vida confortável em Buenos Aires, isso com certeza dá, mas se você quer ter uma noção do custo de vida aqui, confira esse artigo. O dinheiro que sobra no final do mês pode variar muito dependendo de onde você more, e perceba que aqui, se conhecer bem, dá para morar bem e sem pagar caro. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

23 comentários:

  1. Muito boa matéria amigo ajudou muito!!! Estou querendo fazer facul de Medicina e no Brasil ta muito dificil, sou pobre e vc sabe como é a mesalidade é carissima. Obrigado pelas informações!!!

    ResponderExcluir
  2. Em termos, seria a profissao que mais ganha bem na argentina???... Com se tivermos uma observação aqui no Brasil, Medicina e a profissao com a melhor remuneração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Italo tem muitas profissões que ganham tão bem quanto ou até mais que um médico, tanto no Brasil como na Argentina. Como embaixador, fiscal de rendas, ministros etc...

      Excluir
  3. Tudo bem que possamos pesquisar, mas na cotação do peso argentino só faltou você dizer qual o valor do real em relação ao peso e a data do dia da cotação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O peso está em média 3 vezes mais barato.
      Hoje a cotação é de 3,7. Ou seja, 10.000,00 pesos é aprox 3.000,00 reais.
      O seu dinheiro rende de acordo com o custo de vida da cidade onde vive na Argentina.
      Agora, ganhando esse valor aqui, se você deseja trocar por reais, ainda tem uma taxa de 35% de IOF sobre o valor do câmbio. Ou seja, 3,7 * 1.35. Assim, para comprar 1 real você precisa pagar aprox 5 pesos.

      Excluir
    2. Amigos ! tive em uma cidade divisa com Argentina, e tipo , 3 mil reais na Argentina tu é rico depende da cidade é muita grana é como ser medico no brasil, por exemplo na cidade de canoas rs o salario de um medico da prefeitura ganha 16 mil por mes, é otimo né...

      Excluir
  4. Como voce quer que o cara escreva uma coisa que muda a cada minuto? Pra ver valor desatualizado nao adianta. Por isso os caras tem conversor de moeda no proprio blog.

    ResponderExcluir
  5. Sou dentista, formada no Brasil e estou indo estudar na Argentina, sabe me dizer se é possível trabalhar como dentista na Argentina, o salário e mercado de trabalho?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com a mesma duvida Carolina... =/

      Excluir
    2. Carolina, Anônimo, posso dar umas dicas pra vocês, mas por favor me escrevam aqui: todobairesar@gmail.com

      Excluir
  6. Ótima materia, obrigado pelas informações prestadas, mas gostaria de saber se é possível um tecnico de enfermagem formado no Brasil trabalhar na Argentina, se for possível quais a medidas a serem adotadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bartolomeu, posso te ajudar com todas as duvidas e informações que você precisa saber, mas vou te pedir para por favor me escrever aqui: todobairesar@gmail.com

      Excluir
  7. Ta,bem sou dentista algun email onde possa te contatar?

    ResponderExcluir
  8. Meu email morgado_sps@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. OLÁ, GOSTARIA DE UMA INFORMAÇÃO SOBRE AS ESCOLAS PARA CRIANÇAS EM BUENOS AIRES, TENHO DOIS FILHOS DE 11 E 8 ANOS E ESTOU PROCURANDO ESCOLAS PRA ELES, COMO FUNCIONA, CUSTO DA PARTICULAR E OUTRA QUESTÃO É O ESPANHOL QUE NÃO SABE AINDA MAIS VOU COLOCAR EM UM CURSO PARA AJUDAR, A QUESTÃO É SE A ESCOLA DARIA UM SUPORTE PRA ELES NESSE CASO.

    ResponderExcluir
  10. Gente, sei que estou fazendo o caminho contrário... Sou médica brasileira e gostaria de saber como é para validar o diploma no Uruguai. Alguém sabe me dizer?

    ResponderExcluir
  11. olá, sou médica brasileira com 02 anos de experiência, gostaria de saber como fazer para ser médica em buenos aires, necessita revalidação de diploma? obrigada

    ResponderExcluir
  12. e sobre cursar a residência médica na argentina? alguma informação?

    ResponderExcluir
  13. sou farmacêutica e gostaria de trabalhar em buenos aires. alguem pode me informar como é o procedimento de registro? Obrigada michellefarmacia2008@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso de informaçoes se da pra trabalhar e estudar medicina na argentina da pra consilhar tonigta@r7.com

      Excluir
  14. Olá... Sou Fisioterapeuta e estou decidida a ir para a Argentina, mas tenho duvidas semelhantes as postadas posteriormente. Estou muito feliz de ter encontrado este site. Desde já agradeço sua atenção. Posso me comunicar contigo no e-mail ao qual visualizei acima? todobairesar@gmail.com

    ResponderExcluir