maio 09, 2013

Buenos Aires Mais Verde




Quando o mundo fala em “eco friendly countries” o Brasil na verdade fica em uma posição de dar orgulho ao Brasileiro. Como por exemplo um dos países com maior número de eco vilas no mundo. E a Argentina, onde fica nessa lista? [...]




Aos poucos Buenos Aires vai ficando mais “verde“. Bem aos poucos, mas vai. O governo impos uma lei que obriga todos os comércios a usarem sacolas biodegradáveis. As sacolas não são de graça como as outras (infelizmente toda opção “verde” que temos hoje em dia são sempre mais caras que as prejudiciais), mas custam apenas 20 centavos e a ideia é ser reutilizada. Como fazem alguns países da Europa (como Alemanha) por exemplo. Você vai fazer compras, leva a bolsa das compras passadas, assim utiliza-se menos bolsas.

A iniciativa é boa. É claro que na real não funciona 100%, já que as bolsas devem ser adotadas por todo o comércio, mas até agora só tenho visto em supermercados grandes. Sem falar que a lei só está valendo para Buenos Aires. Mas pelo menos o primeiro passo já foi dado.

 

Faz três semanas que as bolsas estão disponíveis nos supermercados e a redução da sacola plástica normal já baixou para 50%. O que significam menos 550 milhões de bolsas plásticas poluindo o planeta.

Outra notícia boa é que com essa iniciativa, os porteños também precisarão começar a separar o lixo. Como também já se faz em algumas cidades do Brasil. Separar o lixo é importante para podermos reciclá-lo.

Apesar de Buenos Aires ter concentrada 30% de toda a população da Argentina, é importante os outros 70% da população colaborarem. Esperamos que a lei se alastre por toda a Argentina e não apenas Buenos Aires.    


9 comentários:

  1. Bom dia!
    Passei os últimos anos desejando morar e fazer minha faculdade nos Estados Unidos, mas por falta de dinheiro, continuei aqui no Brasil mesmo. Mas lendo os posts de seu blog, abri os olhos pra uma nova possibilidade de vida, morar em Buenos Aires.
    Tenho 19 anos, e apesar da pouca idade, moro sozinho em São Paulo há 6 anos, pago minhas contas com um orçamento de R$1300,00 por mês.
    Queria mudar de vida, mudar tudo, e começo a pensar que Bs As seria uma ótima opção pra isso.
    Mas na sua experiência, um garoto de 19 anos, sem faculdade, sem espanhol, só com ensino médio completo, querendo cursar cinema, só com o dinheiro da passagem mais uns R$4000,00 para levar no bolso, eu conseguiria um emprego para pagar uma kit para morar, pagar um curso de cinema, alimentação, transporte, ou seja, voce acha que eu conseguiria um emprego para começar a minha vida aí sem passar muitos perrengues?(não ligo de trabalhar, faço o que for preciso).

    Me desculpe pelo texto enorme, mas é que estou meio desesperado por uma mudança e achei que voce seria minha salvação pras minhas duvidas quanto bs as.

    Muito, muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu vinho na mesma situação que você, só que ao invés de 4 mil eu trousse 2 mil. Mas isso foi a 5 anos, hoje em dia com a crise, acredito que 4 mil seja o que você vai pecisar.
      Eu não sei o que você quer dizer com passar perrengue, eu morei em um quarto por 1 ano, trabalhando em fábrica. Até melhorar de vida.
      Acho que você consegue sim, mas quanto preparado vier, menos você vai sofrer. Se quer vir, comece a estudar Espanhol ainda hoje. Comece a etrar em sites pra conhecer gente daqui, começar a fazer contatos...
      Esse tipo de coisa me ajudou muito. Boa sorte. Qualquer coisa estamos ai.

      Excluir
    2. muito obrigado por me responder, sério.
      Passar perrengue pra mim, é passar fome, não conseguir um trampo, porque morar num quarto e trabalhar numa fábrica é o que eu vivo hoje hahaha.
      vou começar a fazer isso que você me indicou, muito obrigado.
      você acredita que um garoto com ensino médio consiga um emprego aí que seja o suficiente pra pagar um quarto, comida e uma faculdade de cinema?

      Excluir
    3. Acredito que sim. Aqui a maioria das faculdades são públicas e não tem vestibular.
      Fazer contato com argentinos pela internet antes de ir me ajudou muito a aprender espanhol e a fazer contatos. Tanto que no dia que cheguei na Argentina, tinha até um companheiro que se ofereceu pra ir me buscar na rodoviário. Apropósito, fui de ônibus (mais barato).

      Excluir
    4. Anônimo, se tu morar em província ajuda muito, pra economizar uma grana de aluguel.

      Excluir
    5. ônibus e província, anotados.

      vocês acham muita loucura mudar pra um lugar que você nunca foi visitar antes? não tenho condições de ir, verificar, voltar e ir de novo haha

      galera, muito obrigado. Vocês não sabem o quanto estão me ajudando.

      Excluir
    6. Eu vim morar aqui sem visitar antes. E isso foi antes desse bum de brasileiros vindo. Ou seja, não tinha o vivendo no estrangeiro para me dar dicas.
      Pode vir que você vai gostar.

      Excluir
    7. cara, em agosto ou em janeiro do ano que vem estou aí, decidi.

      muito obrigado pela força.

      Excluir
    8. De nada. Boa sorte.

      Excluir