maio 24, 2013

O que Passa na Aduana Argentina?




Sempre na hora de viajar ou depois da viagem, queremos levar conosco coisas que em muitos casos não sabemos se é permitido. Mas e se estiver embalado, ou em um pote? Melhor é ver mesmo o que pode e o que não pode.





São tantas regras que ninguém nunca sabe ao certo o que pode e o que não pode levar, e se levar, quanto vai custar? Em fim, esse post é pra tranquilizar um pouco a galera enquanto ao que levar ou traser, não é nada assim tão sério como dizem, dá pra levar bastante coisa sim.


Quando visito minha familia sempre quero levar alguma coisa comigo daqui, que no Brasil é novidade, e o mesmo quando eles vêm de lá pra cá, ou mesmo eu na volta da viagem. Mas sempre fica aquela dúvida, será que isso pode? Geleia pode? Pode, mas só se não for caseira. Feijão não pode... E por ai vai. Muitas especulações que podem te levar a ter que deixar algo para trás na hora de passar na aduana.


São tantos produtos e regras que na verdade não dá pra saber, e ninguém sabe, acredite, ninguém sabe. Eu estive pesquisando durante dois dias, alguns produtos que sempre deixam dúvida sobre se pode ou não. Nessa pesquisa mandei email e liguei para tudo quanto é lugar e nem mesmo na ANVISA e Receita Federal (que são os responsáveis diretos por isso) souberam me informar. Então se nem eles souberam me informar, ninguém vai saber nos informar.


Ou seja, o que você pode fazer é visitar a página do ANVISA e ver a lista de produtos permitidos, mas se o produto for barato, eu diria, arrisque. Na maioria dos casos passa. Eu já vi muita gente passar com queijo, salame etc. Eu mesmo sempre trago feijão do Brasil. Diz que não pode, mas só dois sacos, eles nunca implicam.


Existe a possibilidade de te darem uma multa, te darem uma bronca ou até te fazerem jogar fora (em uma lixeira limpinha que vai para a sala deles mais tarde) o produto. Mas sinceramente, só vejo acontecer em caso quando a pessoa leva um produto perigoso como um peixe fresco num saco plástico ou uma faca estilo Rambo e coisas desse genero.


Já com relação a traser produtos como tênis, eletroeletrônicas e coisas desse tipo, já é mais difícil. Animais por exemplo, precisa declarar. Computador, TV etc, dissem que precisa declarar, mas na real não faz diferença, vão te descontar  a taxa do mesmo jeito, que inclusive é de 40% do valor do produto.


Então pense bem antes de traser algo. O produto tem que ser no mínimo a metade do preço (mais barato) que no Brasil, para valer a pena traser. 

Dica, se for levar líquido, leve pequenas quantidades; apesar de que já vi gente passar até com latinha de refrigerante, o que supostamente é impossível de acontecer.

Vale lembrar que as regras de produtos permitidos no Brasil é diferente das dos permitidos na Argentina (apesar de a lista ser bem parecida).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário