dezembro 26, 2012

Natal na Argentina 2013




Natal sem luz em algumas zonas de Buenos Aires. A impreção que dá é que as coisas estão ficando cada vez piores.





De uns meses pra cá a Argentina vem se avundando em um buraco do qual não parece estar nem próximo de sair. Me lembro que não faz muito tempo os argentinos estavam todos orgulhosos porque o país voltou a possuir empresas argentinas mas que foram compradas por outros países. Empresas como Aerolineas Argentinas e a YPF, por exemplo. 


Mas de uns meses para cá, um problema que crescia e a população não via, acabou explodindo e vindo a tona e com isso o país “de repente” se tornou um lugar bem desagradável de se viver. A inflação baixou para a terceira pior do planeta, comessaram greves e protestos exaustivos em varios setores, principalmente no do metrô, proibiu-se a compra de dólares no país, a presidenta começou a controlar os ganhos de cada cidadão e por ai vai. Tudo isso ao mesmo tempo, houve um momento até em que a presidenta proibiu o uso de cartão de créditos de argentinos no exterior.


Com tudo isso acontecendo ao mesmo tempo, a população começla a ficar tensa, por sorte veio o natal para nos fazer esquecer um pouco o problema, mas no final não foi bem assim não. Algumas zonas de Buenos Aires, como Villa Bosch por exemplo, ficaram sem luz durante o natal. Ótima forma de celebrar! Foi o dia inteiro sem energia.


A verdade é que, lamentavelmente, parece que as coisas só pioram mais e mais e vai chegar em um ponto em que ou começa a melhorar de novo, ou a  m----- vai acerta de vez o ventilador e ai já era.


E para piorar isso tudo (para os brasileiros que vivem aqui) parece que os argentinos já estão começando a ficarem de saco cheio dos brasileiros aqui. Talvez pela grande quantidade de brasileiros que vêm para Buenos Aires, ou por pelo o Brasil estar crescendo tanto e isso talvez gere uma espécie de inveja.  


Desde que essa “inveja” dos brasileiros começou, tenho me perguntado porque inveja de nós e não de outros países também mais desenvolvidos que eles, e que também possuem muitos moradores em Buenos Aires, como a Alemanha por exemplo. E cheguei a conclusão de que na verdade é porque eles têm muitos descendentes alemãs, italianos e etc e por isso não rola ter inveja da nacionalidade do próprio avô ou pai. Acho que é isso, não sei, essa é a minha conclusão.


Mas em fim, a Argentina está passando por tempos difíceis, as coisas já não são tão fáceis. Conheço bastante brasileiros que estão voltando. Para os que ainda não vieram, pense mais um pouco se querem mesmo vir. Eu como um brasileiro que adora a Argentina, espero que eles saiam desse buraco em que se meteram e que voltem a gostar dos brasileiros como antes.    
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

39 comentários:

  1. Eu acho que nem no Pasquistão tem um natal tão infeliz como na Argentina~!! Puta que pariu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito chato, muito triste! nem parece natal!! e o ano novo mais chato ainda! Moro a 10 anos aqui em buenos aires e to voltando agora em fevereiro de vez pro brasil! graça s adeus! essa cidade é um saco!... alem de suja, gente mal educada e invejosa!! argentina??? Tô fora!! nunca mais!

      Excluir
  2. huahuahuahua Boa Douglas! Concordo huahuahua

    ResponderExcluir
  3. Vou viajar na argentina em janeiro é a minha primeira viagem em outro pais , estarei indo em buenos aires conhecer a cultura ,as boliches (baladas) e etc... como os argentinos são com turistas brasileiros principalmente no meu caso que vou sozinho e estarei indo em algumas baladas como asia de cuba , kika , pacha, bahrein, crobar? posso ir tranquilamente nessas baladas? abraços , otimo blog

    marcus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcus, pode ir tranquilo nessas baladas que tuh vai se divertir muito. Alem de argentinos tuh vai encontrar gente de todos os paises. Tuh vai adorar. As argentinas na balada são diferentes das brasileiras, as brasileiras mandam logo a real, as argentinas não, elas muitas vezes se fazem de que não querem mas no fundo querem e acaba rolando, por isso não desista logo de cara ;)
      Boa balada pra você!

      Roberto

      Excluir
    2. Se estiver procurando coisa boa e não tão caro, recomendo uma boate chamada Las Brujas, ai perto dessas que você citou. Muito boa também.

      Excluir
  4. Moro aqui a 10 anos e FELIZMENTE ja estou voltando pro Brasil. realmente buenos aires é uma cidade sem futuro, suja, violenta, gente mal educada, pessima qualidade de serviços e supermercados que vendem só basico alem de sujos e mal arrumados! O dinehiro nao vale nada! tudo que vc economiza, quando consegue, porque tudo é carissimo no brasil os pesos nao valem nada! nem no brasil nem em nenhum outro lugar do mundo!! Realmente morar na argentina é uma furada!! To chegando brasil!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi bom enquanto durou, hoje em dia jah nao convem, para nada, viver na Argentina.

      Excluir
  5. Então galera vlw por me ajuda , eu sou o marcus que tinha duvida a respeito da argentina , mas eu estou indo mesmo é como turista ficarei 15 dias em buenos aires conhecendo alguns locais e como sou paulistano e gosto de balada quero conhecer as noites de buenos aires pelo que falam além de argentinos e brasileiros têm outras nacionalidades , certamente eu acho comico morar em um pais que vive na crise com o governo da cristina , trocar o brasil pela argentina em termos de emprego é burrice (minha opinião).. até por que pelo que a maioria fala a moeda argentina não é valorizada , mas claro que alguns analizes eles são melhores que o brasil ex: fazer faculdade de medicina sai mais em conta do que aqui por causa do preço ja que aqui você paga quase 2 mil reais por mes ou ate mais diria como nas faculdades na puc e são camilo por exemplo... enfim semana que vem ja estou partindo para la .. vlw gurizada .

    ResponderExcluir
  6. Fiquei intrigada com seu post!! rs
    Morei 6 meses em Bue no ano de 2010, na epoca a crise não estavam aos olhos do mundo. Tudo parecia normal, os preços eram bons, comparados ao brasil e a qualidade de vida relativamente melhor.
    Me deixou animada para abandonar o brasil e seguir uma vida em buenos aires, há mais ou menos um ano, estou me programando (financeiramente) e como tenho emprego aqui, ando pé atras quanto a mudança.
    Muitos blogs que leio, ninguém relatou nada tão ruim assim como você acabou de desabafar. É triste que tenha chegado a esse ponto!!
    Meu namorado é argentino e acredita que essa medida do governo da Cristina seja bom para o governo, querem deixar o país com apenas uma moeda (o que antes a moeda maior era o dolar) e estava deixando o pais desvalorizado...
    Buen... não entendo, confesso! rs Mas de verdade espero que isso acabe logo!!

    Quanto a discriminação com o povo brasileiro que vive na argentina eu não passei por isso quando morei aí e visitei o pais por diversas vezes,
    Sempre fui super bem recebida por todos de um modo geral... Já meu namorado quando veio ao Brasil, não foi assim tão bem recebido, cobravam caro, não o respondiam entre outras coisas....
    Não vejo pelo lado da economia, uma inveja economica, mas sim uma rivalidade que vem de muuuuito tempo.
    Mas não acho que seja algo profundo, um odio extremo... rs

    E você pretende voltar ao brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Damares, em 2010 não era tão forte, hoje em dia é mais nítido essa coisa do brasileiro já não fazer tanto sucesso aqui. Mas mesmo assim, não é nada demais, a verdade é que antes eramos tratados como celebridades e agora somos tratados bem, mas nem tanto. Só isso.

      Excluir
    2. É Damares um dos membros do nosso blog vai deixar a Argentina :(

      Excluir
    3. Damares, entendo que o teu namorado tenho sofrido mais no Brasil do que você na Argentina. Muitos brasileiros tem essa mania de tratar mal os irmãos latinos, mas a verdade é que experiências ruins podem acontecer em qualquer lugar do mundo contra gente de qualquer nacionalidade. Eu sou alemão e quando morava nos Estados Unidos fui atacado por uma gangue que quebrou o meu braço e deslocou o meu ombro. Fui na polícia e eles disseram que só começam a procurar a gangue se eles matarem alguém.
      Em compensação, todo o tempo que morei no Rio de Janeiro e em Buenos Aires, nunca passei por uma experiência negativa como essa.

      Excluir
    4. Anônimo 1, prefiro ser tratada como alguém da cidade, que como celebridade que não consegue emprego por ser estrangeira rsrs

      Earth Blog 2020: As coisas estão ruins aí, a esse ponto?
      me preocupa muito!!! mesmo que ja tenha um lugar para morar e um emprego em vista, alimentação cara e viver sempre preocupada com o que vai acontecer amanhã, é preocupante!!
      E você pretende voltar também? você é alemã, certo?

      Anônimo 2: Que horror, quanta maldade!! Com o meu namorado não foi nada assim, Apenas por ser turista no litoral do brasil, ele foi "assaltado" pelos preços que o cobravam por ser estrangeiro, mas agora vejo que nao foi nada, frente ao que vc passou nos EUA.
      Como anda sua vida em Buenos Aires? Pretende ficar?

      Gente sejam sinceros, tem muita estrangeiro voltando? O emprego esta difícil?



      Excluir
    5. Não é uma questão de preferir ser tratado como celebridado ou não, apenas digo que era assim que acontecia antes (apesar de que se você tivesse sentido o gostinho, duvido que não teria gostado).

      Excluir
    6. ah concordo Anonimo, antes todos queriam saber da historia do brasil, perguntavam tudo...
      hoje já não é tanta novidade, mas normal né, hehe
      exemplo:
      De onde você é?
      Brasil.
      Ah legal!

      hahaha

      Excluir
    7. Damares, tem muito brasileiro voltando sim e desde a crise, tá cheio de americano e europeu indo pro Brasil. Mas conheço brasileiros morando na Argentina, que não pensam em voltar de jeito nenhum.
      Minha opinião particular é que, você como brasileira sempre vai poder voltar pro seu país, então, se está com vontade de experimentar o estrangeiro, vai. Se tudo der errado, você sempre poderá voltar e a experiência de viver fora é impagável.

      Excluir
    8. é obrigada de verdade.
      Vontade não me falta, mas acho que quando a gente começa a pensar demais, acaba ficando pé atrás rs
      Sou da região norte e tem muito argentino aqui, mas nos semáforos!!
      Outro dia até ajudamos um argentino que estava na "lama", então acho que há casos e casos né...
      Tem ate uma australiana aqui que arrasa no semáforo, mas cá entre nos que não é um bom trabalho ficar 'de cara' para o sol que faz nessa região do brasil...

      Vc é de onde? Pretende voltar o mais rapido possível porque o emprego já nao esta tão bom?
      Estava a pouco conversando com um amigo que disse que esta realmente tudo muito caro e o salario já nao da pra muita coisa...
      Você acha (pelo que ver nos noticiarios) que isso ainda vai demorar pra mudar?

      Excluir
    9. Damares, emprego está difícil dependendo da sua área, e se não falar espanhol muito bem, fecha ainda mais o leque de oportunidades.
      A verdade é que vir pra Argentina hoje em dia é um risco, mas pode dar errado pra cem mil pessoas, e dar certo pra você.
      Se teu coração quer voar, tem que se arriscar.

      Excluir
    10. Damares, sou do Rio de Janeiro.
      Trabalhar em semáfora ta fora de questão.
      Econtrar emprego aqui está difícil, mas nada que um brasileiro não aguente enfrentar. O Brasil também já passou por isso.
      Lamentavelmente, pelo que leio no jornal, parece que as coisas só pioram e pioram na Argentina. Sinceramente não estou entendendo a Cristina. Fico triste pelo país, gosto daqui.

      Excluir
    11. The Online NERD Buddy, é concordo, não da pra prever muito bem...
      mas é de assustar! rs

      iago, é o brasil já teve sua época de crise (tempos de vacas magras, rs) e acredito que argentina ainda vai se levantar (as pessoas me falam que ela quer "imitar" o modelo econômico brasileiro)
      Espero que isso leve ao sucesso, pq como sempre digo, nao acho o brasil lá taaao bem assim (pelo menos na minha região, tem muita gente desempregada. Apenas acho que temos mais facilidades que outros países, em compra de carro, casa etc...

      Buen, espero que tudo melhore!

      Excluir
  7. Falando sobre facilitar compra de carro... Nunca entendi isso, facilitam tanto, mas não entendo porque que um carro aqui tem que ser tão caro. Na Asia é mais barato, na europa, nos EUA e até na Argentina, sai muito mais barato comprar carro. Não entendo porque na quinta economia do mundo, sai esse valor altissimo.

    ResponderExcluir
  8. Quando vc disse Aqui (se refere a argentina? e porque depois disse "até na Argentina, sai muito mais barato comprar carro")
    Desculpa, mas não entendi..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É eu me referia a Argentina, desculpe. Estou na Argentina. Mas no segundo comentario me referia ao Brasil hehehe

      Excluir
    2. hahahha tudo bem.
      Sim aqui é caro mesmo, mas pra compensar ele "facilitam" na compra rs

      Excluir
  9. Sim Damares sou alemã e vou sair da Argentina. Estou decidindo se vou para o Brasil ou se volto para a Alemanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. até você? minha nossa, vai virar cidade fantasma? rs

      Excluir
    2. Nada, conheço brasileiros que faça a crise que fizer, eles ficam. Já se enraizaram muito pra voltar.

      Excluir
  10. ah menos mal!! rs
    Anônimo, vc mora em buenos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro em Buenos Aires. Já morei na capital e hoje em dia moro em província. Numa província chamada Villa Bosch, a 20 minutos de microcentro. Muito bom lugar e barato.

      Excluir
    2. Oh que bacana, vou morar em Villa Ballester.
      Pertinho do centro também.
      A quanto tempo vc mora ai?

      Excluir
    3. Moro aqui a 2 anos. Em Villa Bosch estou faz 1 ano. Gosto muito.
      Esse artigo talvez te dê uma luz: http://vivendonoestrangeiro.blogspot.de/2013/01/com-tudo-isso-que-esta-acontecendo.html

      Excluir
    4. Tinha lido esse post, na verdade acho que ja li tudo, mas sempre é bom saber mais rs
      Obrigada de qualquer forma :))
      Ah villa Bosch é pertinho da villa ballester, passava de metro por essa estação...

      agradeço

      Excluir
    5. Vi que postaram mais ou menos a umas 3 horas atrás, por isso pensei que você ainda não teria lido, mas já vi que você é ainda mais ascídua do que eu. hahaha

      Excluir
    6. sim hahaha sou uma leitora assídua.
      Mas acabei de ler um post muito bom, mas os comentários são melhores ainda
      http://vivendonoestrangeiro.blogspot.com.br/2012/09/porque-morar-na-argentina.html?showComment=1359490869056#c2907180092098433052

      não me assusta, mas me deixa mais preparada.
      Já que pretendo mesmo morar aí

      Excluir
  11. A inveja deles não é difícil de entender.
    Independente de estereótipos, eles são sul-americanos em desenvolvimento, iguais à gente.
    E, vendo que estamos nos dando melhor que eles, lhes causa desconforto. Pois nós estamos nos saindo bem e eles não. Algo do tipo "por que eles e não nós?". "Por que eles e não nós, justo nós que somos descendentes de europeus, mais educados, etc...".

    Vivo no México e a disparidade entre Brasil e aqui é ainda maior. No geral, sou muito bem tratado no que se refere a ser brasileiro. Mas sempre topo com um e outro que, percebo, se incomodam pelo simples fato de que um país igual ao deles está (de novo, grosso modo) se saindo melhor que eles.
    Há 2 anos atrás o câmbio estava 7 (pesos) para 1 (real). Até mesmo garçon já fechou a cara pra mim ao perguntar isso. Assim, do nada, tão somente por causa disso.
    Hoje está 5,5. Ou seja: ainda há muita diferença e muito motivo pra inveja.
    Nem por isso me sinto como sendo da Suécia, Alemanha ou Japão. Mesmo porquê, são uma minoria as pessoas que agem assim. E geralmente são de cidades maiores como a própria Cidade do México.

    ResponderExcluir
  12. Outra coisa:
    Por ser na Argentina, se a coisa realmente vier a descambar, a reação será igual a qualquer outro país do mundo: "o quê esses imigrantes estão fazendo aqui? Estão tirando nossos empregos".
    E, se você tem um biotipo diferente do da maioria da população, marca ainda mais.
    Mesmo porquê, sabemos, os argentinos e brasileiros são sim, em sua maioria, de ascendências diferentes. Logo, dá pra entender (percebam que eu disse 'entender', que é diferente de 'gostar', 'aprovar' ou 'aceitar').
    Isso é fato, independente de se concordar ou não, de ter preconceito ou não, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia acho que não. O Brasil tem muita gente de ascendencia europeia (fomos o pais da Am. do Sul que mais recebeu imigração europeia, e eles em 2o.) e a Argentina está recebendo muita gente da Bolivia, Peru e Paraguai desde os anos 90. Isso tá alterando rapidamente a etnia dos argentinos, q já não é 100% europeia faz tempo.

      Excluir