maio 22, 2012

Estudar na Argentina



Existem duas maneiras de ir estudar na Argentina, a fácil (mais cara) e a mais complicada (menos cara). Também: Lista de Escolas, Cursos e Universidades [...]

 



A mais complicada não é nenhum bicho de sete cabeças, pode ser feita tranquilamente, só requer atenção e o processo é o seguinte:

Estudantes brasileiros precisam levar documento (passaporte ou identidade), antecedentes criminais da Argentina e do Brasil (veja aqui como tirar seus antecedentes criminais) e o comprovante de inscrição à DNM num prazo de 30 dias úteis, depois de inscritos na instituição.
 A universidade pedirá à DNM que autorize a entrada do aluno na Argentina e ai ficará a cargo da DNM autorizar ou não, mas normalmente não há problema. Caso a autorização seja concedida, ai o aluno deve ir tirar o visto. 

Precisando traduzir seus documentos? Clique aqui.

Documentos necessários para tirar o visto: Um comprovante da autorização da DNM, antecedentes criminais de ambos países, certidão de nascimento, comprovante de meios econômicos para sobreviver e hospedar-se na Argentina e comprovante de possuir conhecimentos básicos do espanhol. Para esse ultimo o curso deve ser oficialmente reconhecido.


Passando por todo esse processo, o aluno ganha uma permanência de 2 anos na Argentina.

Durante todo esse processo existem taxas que devem ser pagas, por isso vá se preparando.
A segunda opção é mais cômoda, para quem por alguma razão terá dificuldade com a primeira opção, para quem não tem experiência com esse tipo de trâmite e para quem quiser mais do que apenas ter os documentos:
Nesse caso eu recomendo agências de intercâmbio como a todobairesar, por exemplo. As agências se encargam de todo o trâmite de migração do estudante e dão todo suporte de infraestrutura tirando dúvidas, sugerindo as melhores opção de onde ficar, em cada caso, etc.
É obvio que a segunda opção é mais cara, mas é interessante por que você vai tranquilo. Já vi gente que já estava aqui na Argentina estudando e teve problema com documentação. Então se você for pela primeira opção, preste muita atenção em cada passo e certifique-se de que tem tudo o que precisa. Pergunte muito, as vezes os funcionários dessas instituições se esquecem de dizer algo importante.
Digo também que está muito mais fácil agora do que a alguns anos atrás, então se você conhece alguém que tentou pela primeira opção a 5 anos atrás e te disse que é super complicado, vale a pena checar e ver com os próprios olhos, porque as coisas estão muito facilitadas agora para o Brasileiro, na Argentina.
Boa Sorte!

Um detalhe interessante é que o método de seleção das universidades da Argentina é o método europeu, o que significa que o aluno não precisa fazer vestibular para entrar.
Para ver mais sobre “estudando na Argentina” assista nossos vídeos  


Lista de Escolas, Cursos e Universidades:

Nueva Escuela

Motivarte

International Bureau of Language

UCA - Pontificia U. Católica 

UM - Universidade de Morón
UBA - U. de Buenos Aires

Fundación Héctor A. Barceló

UAI - U. Abierta Interamericana

Hospital Italiano de Buenos Aires

UP - Universidade de Palermo

USAL - Universidad del Salvador
Colégio Pestalozzi

A Argentina não é só maravilhas não, como todo país existe um lado podre. Antes de tomar qualquer decisão de se mudar para cá é importante saber o que vai encontrar pela frente. Para conhecer um pouco mais da Argentina, clique aqui. [Texto em inglês]

Veja mais artigos relacionados com estudar na Argentina.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

25 comentários:

  1. Então só depois da aprovação pela universidade é que o aluno consegue o visto de estudante? Antes disso ele tem de ticar no país com que visto? Comprovante de meios econômicos para içar no país é meio complicado, mas não tem jeito, agora todos os países estão fazendo isso para receberem “imigrantes temporários”.

    ResponderExcluir
  2. Leonardo, supostamente enquanto não tiver o visto não pode vir ao país como estudante. Mas você pode tirar suas dúvidas com essa apostila: http://estudiarenargentina.siu.edu.ar/usersfiles/Guia%20Estudiaren%20Arg_Port_.pdf

    ResponderExcluir
  3. Acho que as vantagens são todas, além de no final da faculdade se ter uma experiência vivendo no exterior, o que já soma ao curriculum; todos os gastos com faculdade, moradia etc. de 6 meses em Buenos Aires, saem mais barato do que os mesmos gastos em apenas 2 meses no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Primeiro quero elogiar a iniciativa do blog que elucida muitas dúvidas!Gostaria de fazer cursos na Academia Llongueras ,mas vou precisar obter visto ja que pretendo ficar até a realização de todos e vou precisar trabalhar nesse tempo!vc sabe se é facil ingressar na Academia?Te agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Vanessa não é dificil ingressar nesse curso, é normal. :)

      Excluir
  5. Olá! estou indo estudar em Bs As, e estou totalmente por fora de qual universidade cursar, sei que a UBA e a UNR sao gratuitas e tem bom reconhecimento, mas a respeito das particulares (UAI, UM, Hosp. Italiano e Barceló) estou totalmente apavorado, pois não consigo ninguem q me de informações da mais aconselhavel para se estudar. Se alguem puder me ajudar, por favor ;]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael eu recomendo a UP mas tem que ver se o teu curso tem lá.

      Excluir
  6. Bom dia!
    Sou estudante de Terapia Ocupacional e vou morar em Buenos Aires. Gostaria de saber se é possivel a transferência da minha universidade (Universidade de Brasília) para Universidade Nacional de Quilmes ou Universidad Catolica de La Plata.
    Será que consigo aproveitamento de todas as matérias que ja fiz?

    ResponderExcluir
  7. Olá, sou concluinte do ensino médio com 17 anos.
    Estou planejando cursar o bacharelado de Direito em Faculdade pública na Argentina. Minha dúvida é a respeito do processo, desde a emigração até a permanência na Argentina durante todo o curso.

    Primeiramente, para entrar no país sendo menor de idade com o intuito de estudar, quais os documentos exigidos; e a comprovação de meios econômicos pode provir do meu responsável?

    Depois, qual o "status" do visto que portarei [estudante, turista, permanência (pretendo trabalhar)]?

    E ainda, a respeito do ingresso na faculdade, imagino que eles precisariam de algum certificado de conclusão do ensino médio, há alguma burocracia na equivalência do certificado brasileiro ao argentino?

    E mais uma (a última, prometo), especificamente no ingresso no curso de Direito, existe alguma prova, alguma contestação para entrar em um curso de tal nível?

    victorguimaraesaraujo@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem,
    Eu tenho 2 questoes que sao do meu interesse ja que estou pensando em estudar na argentina.

    1) Para quem ja tem DNI facilita a inscrição do candidato na faculdade?

    2) Eu estava querendo estudar o problema é que meu historico escolar esta em portuguese. O historico teria que ser traduzido e juramentado (como é que eu faço isso)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se jah tem DNI o processo eh mais rapido ee facil pra voce.

      O historico nao sei, antes tinha que ser traduzido sim, hoje em dia nao sei, porque muita coisa jah nao exigem traducao. Eh melhor voce perguntar na universidade.

      Excluir
  9. Oooi, gostaria de saber se da pra fazer a graduação e trabalhar ao mesmo tempo? ou a graduação é em tempo integral?

    ResponderExcluir
  10. Depende da area, muitas sao tempo integral e nao sobre tempo pra trabalhar.

    ResponderExcluir
  11. oi gostaria de saber como faço para traduzir meu histórico escolar pq ainda é preciso fazer isso eu ja tenho meu DNI, mas mi falta traduzir e apostilar meu histórico escola.

    ResponderExcluir
  12. Ola, deixo aqui o novo site da assessoria indicada : www.todobaires.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá! Tenho interesse em cursar medicina na UBA . O blog falou sobre as duas opções ! Porém , não citou valores !! Vcs têm uma base?

    ResponderExcluir
  14. Deixo uma indicação de uma das melhores assessorias de Buenos Aires a Ensinus Intercâmbios. Sou assessorada dessa empresa, e nunca deixou a desejar em nada. Hoje sinto parte da família
    Site: ensinus.com.br
    Facebook: https://www.facebook.com/ensinusintercambio

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde!

    Sou estudante de Ciência Politica em Brasilia, e estou pretendendo morar no próximo ano em Buenos Aires.

    Quero saber o que seria/ ou como fazer para transferir meu curso e se seria possível aproveitar matérias do meu currículo????

    Pode me ajudar???

    Aguardo Resposta!

    ResponderExcluir
  16. Olá pessoal ! Criei 2 grupos para pessoas que tem interesse em estudar em Buenos Aires.
    A UBA é uma universidade pública e tem vários cursos, inclusive medicina !!
    E o melhor, é SEM VESTIBULAR E MENSALIDADES !!!
    QUERO MEDICINA NA UBA
    www.facebook.com/groups/1112789388773411
    QUERO ESTUDAR NA UBA
    www.facebook.com/groups/1144160445646045
    Lá iremos tirar dúvidas e nos ajudar...

    ResponderExcluir
  17. Recomendo os serviços da EducAR Intercâmbios para estudar na Argentina: www.educarintercambios.com.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Encontre sua escola de espanhol na Argentina e ainda ganhe 10% de desconto ao reservar com Courconnect!

    http://goo.gl/uma2Oy

    ResponderExcluir