maio 20, 2012

O Outono em Buenos Aires é Lindo



Hay que barrer la vereda de nuevo! 

O Outono em Buenos Aires é uma das épocas mais lindas e românticas da cidade. As árvores todas amarelas com suas folhas caindo. [...]






Igualzinho se vê nos filmes. Com o friozinho a gente da cidade já veste os casacos e fica todo mundo elegante com suas botas e jaquetas de couro. É lindo para visitar, tirar foto e namorar, mas para quem mora em Buenos Aires não é tão lindo assim.

O Outono é bonito para se ver em filmes ou em cartões postais, ou para se viver em uma viagem, mas para quem passa por Outonos como os daqui, todos os anos, as folhas amarelas são sinônimo de muito trabalho.

Com a chagada da estação, as folhas caem muito rapidamente e a cidade se enche de folhas secas que para o turista é lindo, mas o morador é lixo, e que precisa ser varrido todo dia. Pode parecer exagero, mas não é, é realmente necessário varrer todos os dias, pelo menos até a árvore do seu quintal ou em frente a sua casa ficar totalmente careca. É muita folha.

Para piorar a situação, cada árvore passa pelo processo em períodos diferentes. Umas logo no início da estação, outras no meio e algumas resistem até o final do Outono, garantindo que haverá folhas por todo o lado durante toda a estação. Dá muito trabalho. Assim que eu me mudei para o apartamento onde moro atualmente, fiquei feliz por que minha rua era arborizada (era verão), após o primeiro Outono, paguei o preço. Nunca varri tanto na vida como varro aqui nas manhãs frescas de Abril. 

Mas deixei mesmo o pior para o final. Depois de varrer tanta folha, o que se faz com essa pilha de lixo? Já vi montes de folhas mais altos do que eu; é difícil dar cabo dessa folharada toda, o caminhão de lixo só leva se estiver em saco plástico, haja saco plástico para isso tudo. Então o que a gente faz? A solução mais rápida e barata, eles queimam. Folha seca queima que é uma beleza, então está resolvido o problema não está? Sim e não. Porque então criamos outro problema, a fumaceira que gera essas fogueiras. Você já reparou que folha seca gera muito mais fumaça que um pedaço de madeira comum queimando? Agora considere que em cada esquina tem um sujeito queimando folha. É horrível. Tenho que fechar as janelas de casa e tirar as roupas do varal.

É, esse é o outro lado dessa estação linda que todo mundo admira nas fotos, mas odeia na vida real. No entanto, para quem vem a passeio, é uma ótima estação, recomendo. Para quem vem para viver, esse post é para que você saiba o que vai encontrar pela frente, não para desanimar ninguém. Até por que, nos primeiros anos, mesmo sendo dureza limpar tanta folha, é lindo ver tudo amarelo, marrom e vermelho. No Brasil as estações não são tão marcadas, então vivenciar o Outono na Argentina é uma experiência mágica.       
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Eu gosto muito do outono em Buenos Aires, e bonitinho :D

    ResponderExcluir
  2. Sim eu também gosto muito. Por sorte vivo em apartamento e no condomínio já pagamos alguém para varrerem as folhas da calçada e meus vizinhos não queimam folhas.

    ResponderExcluir
  3. Aqui no Brasil, ao menos no Rio de Janeiro, é verão de janeiro à janeiro, então não existe muito isso de outono, mas estive 5 dias na Argentina durante o outono e realmente, é lindo, pena não ter conseguido fotografar mais.

    ResponderExcluir
  4. Vou no outono do ano que vem e estou muito animada.

    ResponderExcluir
  5. Buenos Aires é bacana demais em qq estação...
    Bonitas fotos retratando o outono!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a Andrea, é lindo em qualquer estação, mas acredito que de fato, para quem mora ai, depois de anos já não vê mais a beleza.

      Excluir