maio 20, 2012

Facturas

 Después de una siestita a la merienda!

Pra quem conhece um pouco da Argentina sabe exatamente o que são as facturas e o que elas representam para o argentino. No café da manhã e principalmente no lanche da tarde não pode faltar.  [...]

Para quem ainda não conhece as facturas, são uma versão argentina do pão doce e guloseimas do tipo, que temos ai no Brasil. São realmente muito gostosas e há tanta variedade que mesmo quem não gosta de coisas doces (como eu) encontra uma factura que goste.

Mas hoje infelizmente vou dividir aqui um dos contras que tive na Argentina:
Faz já 10 meses que eu me mudei da capital para uma província onde a vida é mais tranquila e barata, lugar chamado Partido 3 de Febrero. A vida aqui é boa, mas como em qualquer outro lugar da Argentina, quando se é estrangeiro, é preciso ficar de olho no que compra quando o assunto é comida. Já cansei de comprar carne de terceira sem saber ou de pagar por uma carne cheia de gordura. Até eu reparar que para os clientes argentinos o açougueiro cortava fora a gordura.

A questão é que, até aprender, muito dinheiro é gasto e muitas refeições são arruinadas. Então deixo aqui a dica para a geração sucessora de brasileiros que pensam em vir para viver na Argentina, fique de olho na qualidade do que compra.

Vocês veem a foto ao lado, como essas facturas parecem deliciosas não?


Não, se você olhar de novo, vai ver que é nojento. Comprei em uma confeitaria (careira) aqui do meu bairro. Infelizmente veio assim (mofada) a factura e estragou meu lanche da tarde. O que aprendi com isso? Duas coisas e que vocês se lembrem disso para não passarem pelo mesmo:

1 Na Argentina devolução de produto ruim não é fácil. Sabemos que no Brasil também é missão impossível trocar algo, principalmente se quiser o dinheiro de volta, mas aqui ainda escuto respostas do tipo “isso você pode ter comprado em qualquer outro lugar e está querendo trocar aqui comigo”. Essa filosofia de que o cliente sempre tem razão já morreu no Brasil e aqui nem nunca existiu.

2 Na Argentina preço caro não é garantia de qualidade. No Brasil normalmente coisas caras são melhores, eu disse normalmente, mas aqui preço alto não quer disser nada. Compro roupa cara e a lavanderia destrói, compro mouse caro e em um mês deixa de funcionar, compro facturas caras e como mofo, e por ai vai.

Então minha gente, quando comprar (comida), fique de olho. Até em restaurantes caros, às vezes quando percebem que é estrangeiro que está pedindo, servem carnes de dois dias atrás, ai o brasileiro volta pro Brasil sem saber por que dizem que a carne Argentina é a mais macia do mundo.  Para os que visitam e querem comer bem, em Vivendo no Estrangeiro blog há uma lista de restaurantes onde a carne é boa (não garanto preço baixo em todos eles). Para os que já moram aqui, mas ainda enfrentam problemas para comprar bem, vá comprar com amigos algumas vezes, até pegar o jeito, e fique de olho se estão cobrando o mesmo preço pra você que é cobrado aos outros (nativos).

Espero ter ajudado, se você tem experiências para dividir, algo a disser ou a acrescentar fique à vontade.

"Confesso, Pelé é melhor que Maradona, mas Pelé nasceu na Argentina" por Estefanía Jorgelina 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Obrigada pela dica!
    Vou passar um tempo na argentina e sei que devo ficar atenta.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir