junho 03, 2013

Viajando de Carro para Argentina



Ir de carro para a Argentina. Uma aventura e tanto, é a única forma de começar a aproveitar a viagem já no caminho. Mas veja os documentos necessários para não estragar a viagem.








Muita gente já pensou em viajar de carro para a Argentina. Se você está lendo esse post, provavelmente você está considerando a ideia. Bem, uma grande quantidade de gente que fez essa viagem passou por aperto por não ter se prevenido, porque viajando na Argentina você vai passar por umas 3 fiscalizações por dia. Se não estiver tudo certinho, vai ser melhor você voltar.

O que exatamente você precisa ter com você para não ter problema nenhum em uma viagem como esta?


Então, para começarmos, as documentações e equipamentos básicos exigidos no Brasil, também são básicos aqui, tipo cinto de segurança, extintor de incêndio etc. No caso de estar levando criança, ter a cadeirinha, de acordo com a idade, e por ai vai.


Agora vamos à documentação especial, que você pode precisar apresentar aqui, e que no Brasil não precisa. Primeiro, pra dirigir na Argentina é preciso requerer no Brasil a carteira de motorista, versão internacional. Apesar de que já escutei gente dizer que foi parado em fiscalização mas a polícia não pediu a carteira internacional. Pelas dúvidas, eu recomendo ter.


Segundo, você precisa fazer um seguro (obrigatório) para o caso de acidentes de carro. Existe um seguro expecífico chamado carta verde. O valor do seguro vai depender de quantos dias sua viagem vai durar. O mais barato sai por menos de 80 reais. Caso você queira viajar na Argentina por um mês, por exemplo, ai seu seguro sai por quase 400 reais.


Outra coisa importante, se levar bens caros como câmera profissional etc, tenha consigo a nota fiscal, ou o produto pode ser confiscado.


Quarto requisito, se vier no inverno, lembre-se de que se chegar até o sul, você provavelmente encontrará neve, e você vai precisar de correntes para enrolar em volta do pneu, para poder seguir dirigindo.

Com isso você está pronto para sua viagem.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

19 comentários:

  1. Olá, gostei muito das dicas, mas meu marido tem medo de ir de carro à Argentina, temos amigo que forma e tiveram que dar propina aos policiais. eles exigiram tudo em dobro, extintor de incêndio e outras coisas. Até amigos argentinos reclamaram da policia, se não deixar uns bons dólar tu não segue adiante. Fomos Argentina pelo Uruguai, foi uma vigem tranquila e em Colonia de Sacramento pegamos um buque bus e atravessamos o rio del´plata e lá fomos muito bem recebidos pelor hermanos argentinos.
    Adorei essa série da Argentina.Essa foto do jipe aonde é? Parece aqui em Solidão.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz essa viagem de carro até a patagônia com a familia da minha esposa, a 10 mses atrás e não tivemos nenhum problema, mas realmente paramos em muitas fiscalizações. Por sorte não tivemos que pagar policial. É uma pena saber que esse tpo de coisa acontece na Argetina também :(

    ResponderExcluir
  3. Viajamos faz uma semana a Buenos Aires e nas fiscalizacoes nao foi exigido carteira internacional.

    ResponderExcluir
  4. A habilitação brasileira é válida em todos os países do Mercosul.
    A Carta Verde possui preços diferentes de acordo com a seguradora, tem que pesquisar.

    ResponderExcluir
  5. boa noite, estou pensando em ir com amigos para argentina, estou a dias pesquisando tudo oque sera preciso , porem vejo que não é apenas levar dolar e pesos, vejo que é mais complicado doque eu pensava.. em questão a policia e a politica do pais em questão a documentos e equipamentos obrigatorio.. penso eu ficar 1 semana na argentina conhecendo as cidades e outra pelo brasil... bom pra quem foi ate la teria algumas dicas de lugares ou concelhos para não ir ate certo lugar... ahh vi também que no chile a uma balsa e para vc atravessa ela custa 800 reais.. isso esta certo??? bom de todos casos muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  6. Olha nao sei quanto custa hoje em dia mas 800 reais parece plauzivel.
    Com relacao a policia e documento, isso jah eh mais complicado, porque normalmente tuh tendo a carteira internacional, ou acho que ateh a normal mesmo, tuh jah pode dirigir tranquilo, mas tem sempre uns policia querendo ganhar um extra, ai esses podem encrencar, mas com esses nao tem jeito, mesmo estando tudo certinho, ele criam problema. Com esses tuh jah sabe como resolver neh?
    Mas devo dizer que passei por umas 10 blitz na Argentina e nunca peguei um policial corrupto.

    ResponderExcluir
  7. estou pensando em ir de carro p/ rio hondo assistir o campeonato de motogp, não estou encontrando hotéis disponível próximo ao autódromo, vc saberia me dizer outra cidade próxima? chegar de carro lá é uma boa viajem? abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. Concepcion seria uma cidade vizinha eu acho.
    Soh preste atenção porque as veyes em alguns trechos da viagem, voce pode ficar sem encontrar parada por horas, tipo 6 horas. Então certifique-e de manter o tanque cheio e ter agua e lanchinhos.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde. Você sabe se ainda há restrição a que os demais ocupantes do carro possam dirigir? Quando fomos da primeira vez, chegamos a obter um documento no consulado argentino para que minha esposa pudesse dirigir. Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Tenho uma pequena dúvida, e provavelmente tu poderá me ajudar. Estou me mudando para o Chile.. e um dos meus carros não irei vender, ficarei com ele no Chile, visto que é um carro de difícil revenda aqui no Brasil e de certo apego sentimental. Como terei meu visto de permanência temporária de 1 ano no Chile, que funciona de forma parecida em todo o MERCOSUL, sabes me dizer se terei problema com meu carro brasileiro por lá? Aquela regra da permanência do veículo por no máximo 98 dias... Obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Não há necessidade de possuir carteira de motorista internacional. A carteira de habilitação nacional é aceita nos países do Mercosul.Quanto ao seguro carta verde, faça uma pesquisa nas seguradoras. Paguei R$ 170,00 para 45 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Wilson, qual é o nome da seguradora que você pagou R$170,00

      Excluir
    2. Quero saber tbm qual seguradora?

      Excluir
  12. Vou viajar com o meu carro para a Argentina e além de toda documentação, queria fazer também um seguro viagem do tipo que fazem para viagem aéreas. Existe esse tipo de seguro?

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Oi,sou argentino,moro no Brasil a 16 anos,e já casado,com brasileira,agora minha esposa quer ir morar na Argentina,minha dúvida é,como faço com meu carro brasileiro,pra ficar morando lá,e poder dirigir tranquilo sem nenhuma incomodação,se alguém souber peço uma orientação, obrigado

    ResponderExcluir