outubro 01, 2012

Quanto tempo leva um brasileiro para encontrar emprego na Argentina?


Quanto tempo leva um brasileiro para encontrar emprego na Argentina? E se não falar espanhol bem ainda? Procurei emprego com muitos CVs diferentes para poder tirar a sua dúvida, veja aqui o resultado. [...]



Escrevi recentemente e volto a escrever sobre emprego porque recebo e-mails e na enquete que tenho no blog perguntando sobre o que gostariam ler, a grande maioria responde “Emprego”. Escrevo também porque o mercado laboral está mudando muito na Argentina e muita gente já se queijando e criando dúvidas. As pessoas querem saber se ainda valea pena vir, se dá para encontrar emprego, quanto tempo se leva buscando etc. No artigo passado falei sobre isso e ainda escrevi um outro artigo onde deixei uma lista dos melhores sites para procurar emprego.

Agora estou escrevendo novamente sobre emprego para esclarecer a questão do tempo de espera buscando emprego. Dizem que hoje em dia já se leva mais tempo procurando emprego. Verdade, antes conseguia-se emprego em duas semanas. Não gostou do seu emprego, larga e procura outro. Hoje em dia já não dá pra se dar a esse luxo, o tempo de espera passou de duas semanas para dois meses.

No entanto tenho lido muito que a Argentina está passando por esse momento mas que é uma parte do processo de crescimento, que logo a fartura chegará, já que o país está voltando a ser dono de tantas empresas que haviam perdido para gringos, como a Aerolineas Argentinas e a YPF, por exemplo.

Testei os links dos sites de emprego, antes de postar para vocês para ter certeza de que são dicas boas e para provar que o tempo de espera não é longo. Fiz um cadastro em cada site por dia e já no segundo dia (reparem que nem precisei me cadastrar em muitos sites) me ligaram marcando uma entrevista. Mandei uns 10 currículos por dia para vagas que encontrei pesquisando com palavras do tipo “Português”. Ou seja, simulando alguém que está procurando emprego com português, pois não fala espanhol muito bem ainda. Em outros sites simulei perfis diferentes e tentei áreas diferentes e também não demorou nada. Sem falar na quantidade de vagas, bastante. 

Inclusive consegui até empregos part-time, ideais para quem vem estudar, mas quer trabalhar também. As médias de salários que consegui estavam entre 2 mil e 3 mil pesos. Reparem que em todos os sites eu simulei alguém com um CV bem simples, para provar que não é preciso ser PHD e poliglota para conseguir emprego em Buenos Aires.

Quem não tem problema em trabalhar de call-center, vendedor etc. aqui em duas semanas já estará trabalhando.


Dependendo da área que cada um queira trabalhar, levará mais ou menos tempo para encontrar um emprego (é assim em qualquer país), recomendo que caso sua área seja uma área difícil, comece a trabalhar em qualquer coisa, só para se manter enquanto espera pelo emprego mais desejado. Outra dica é antes de vir, dar uma olhada nesses site para saber como está a oferta aqui na sua área, assim já vem tendo uma ideia de se será demorado ou rapidinho.

Dica importante também, há muitas exceções, mas em geram influencia muito, ter o documento argentino. Antes mesmo de vir, se possível, já vai requerendo o teu, para poupar tempo (apesar de que agora está super rápido).

E a ultima dica, também há exceções, mas aumentam as suas chances, se você tiver nível razoável de espanhol. Quando digo razoável me refiro a nível A2, quando você já é capaz de se comunicar, mesmo que limitadamente ainda.

Agora o resto é força de vontade e bola pra frente. Não precisa ter medo, a coisa aqui ainda está bem, pode ser a crise e inflação que for, ainda estamos bem. Outro detalhe importante, não se esqueçam de que a Argentina é o pais com os maiores salários da América latina. Mais um motivo para vir. 

Boa sorte.


I recommend this blog to English speakers because it provides some very good tips and advice. Remember to change the page language from Portuguese to English:
Work, latin américa, argentina, Buenos aires, job, job center, job search, employment, job vacancies, my job, jobsearch, 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Só um comentário rápido: O que aquela Mulher Demoníaca (Cristina Kishner) está fazendo nem o Hugo Chávez que é um puto desprezível faz..
    Estatizar não é o caminho! Porra oque fizeram com a Empresa Espanhola de Petróleo é sacanagem!!hoje essa Petrolífera vale 1/4 do valor que valia há 8 meses atrás...!
    Quando passa pra mão do governo fode tudo!
    Foi mais ou menos que aquele índio do Evo Morales fez com a Petrobras na Bolívia, estatizou e pronto.. não se levando em conta os milhares de empregos de brasileiros que trabalhavam naquela empresa e os milhões investidos naquele País de merda!!
    Aqui NA Argentina não é diferente!
    Oque a Cristina tá fazendo com o Jornal Clarín, é outra puta sacanagem, só porque eles são opositores de seu governo e falam a mais pura verdade do seu impopulismo de seu fracassado governo.. Tenho é pena desses infelizes que serão governados por essa desmiolada até 2015!
    Brasileiros, O BRASIL É MUITO MELHOR QUE ESSA DESGRAÇA DE PAÍS!! QUEREM MELHORAR DE VIDA VÃO PRA AMÉRICA, CANADÁ, SUÍÇA, SEI LÁ..
    Essa porra tá entregue as baratas, não se enganem!!! Ojos Atentos!!!

    ResponderExcluir
  2. Douglas eu moro na Europa e posso garantir que né essa maravilha toda que as pessoas falam não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo eu sei a situação atual da Europa, eu assisto jornais..
      Portugal, España, Itália e Grécia.. tão uma zona, com altíssimos índices de desemprego e inconformidade da população nativa, algo que o Europeu não estava acostumado, além do mais minha irmã mora em Madrid, ela está a estudos não pra tentar roubar um emprego de um nativo, e me conta nas inúmeras manifestações nas calles..
      Inglaterra, Alemanha e França ainda se mantêm relativamente bem..
      O desemprego é geral na Europa, mas ainda assim vc vê qualidade nas coisas que seu olhos podem ver, diferente da empobrecida Argentina, será que eu tenho que ir morar em Palermo, Monserrat ou sei lá onde pra me refugiar numa ilha da fantasia e fingir que aqui na Argentina, existe qualidade em alguma coisa.. Tô dando adeus a este país..
      Oque é bom aki: Tango,Fútbol, Parrillada, Vinos e só!!!

      Excluir
    2. Sim, nem mesmo as argentinas eu posso dizer que são boas, porque as porteñas são metidas demais, acaba se tornando arrogante. Uma coisa é ser difícil, outra é ser nojenta.

      Excluir
    3. Pelo jeito o sr.Douglas é um coxinha brasileiro que segue as manipulações da imprensa golpista do Brasil (Globo, Veja, Estadão, Folha de SP e Band) são a corja do pior jornalismo do mundo. Provavelmente este "senhor" é admirador da direita suja e ladra do Brasil e do mundo afora. Fica destilando seu veneno do ódio entre pessoas e nações, ou seja, uma pessoa do mal. A julgar pelo vocabulário é uma pessoa recalcada, rancorosa, invejosa e etc... So para constar o grupo clarin e como a Globo e outros do PIG são grupos de a mais de séculos mamam nas testas do país e só plantam manipulações, cartel, concentração de renda entre eles e etc.. Sra.Cristina está certíssima e no Brasil temos que fazer o mesmo, ir para cima da corja da imprensa suja, ladar e golpista. Os argentinos são pessoas do bem em sua maioria, educados, cultos e mais avançados que muitos brasileiros como este "senhor" arrogante que antede pelo infeliz nome de Douglas. Sou brasileiro e tenho carinho por todos povos do mundo, pois plano o amor, a amaizade, parceria, humildade e etc.. Tem que estatizar tudo o que for para o bem do país e do seu povo. A direita já roubou por mais de 500 em todo o mundo e nunca ninguém foi preso.

      Excluir
  3. ainda dá pra ir morar, estudar e trabalhar na Argentina? Ou é melhor ficar no Brasil mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda dah sim, mas se tu ler mais alguns artigos do blog, tu pode tirar tua propria conclusao. A argentina ainda estah melhor, mas depois dos teus estudos, volta pro Brasil porque o Brasil vai estar melhor.

      Excluir
  4. Quero ir para Buenos aires fazer curso de bandoneon. Sou casado e tenho um 1 filho. Vocês tem noção do preço de uma casa simples mesmo que seja mais afastado para aluguar e que tenha uma bom preço das demais opiçoes? Estou terminando meu curso técnico de automação industrial e também sou motorista carreteiro. Sera que curso tecnico tem valor na argentina? Se alguém tem boas noticias por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  5. Existe a possibilidade de eu conseguir um emprego ainda aqui no Brasil e me mudar para a Argentina já empregada?

    ResponderExcluir
  6. Poderia deixar os sites para os quais enviou os CV's? Agradeço!

    ResponderExcluir