julho 07, 2012

CBC para Estudar na UBA


Muita gente não sabe o que é o CBC e se assusta ao descobrir que precisa desse tal de CBC para estudar na UBA. Não é nenhum bicho de sete cabeças.
[…]




O CBC é um preparatório obrigatório para se ganhar o direito de estudar na UBA. As matérias desses cursos variam, sendo sempre relacionadas com a faculdade que você pretende seguir. Por exemplo, quem for estudar Administração de Empresas terão CBC com matérias do tipo História económica, metodologia das ciências sociais etc.

Durante o CBC o aluno será avaliado três vezes, caso obtenha notas satisfatórias já nas duas primeiras prova, o aluno já é aprovado e nem precisa fazer a terceira prova. Se as notas não forem boas o suficiente, o aluno ainda pode se salvar na ultima prova, que apesar de se chamar ultima, não é a ultima de verdade. É, se depois dessas três provas você não conseguir média, o aluno ainda ganha mais uma chance (mais uma prova). É claro que não é por isso que você deve relaxar,  é importante se preparar bem para as provas. Até por que, muita gente nesse momento ainda não fala o espanhol muito bem e isso já se torna uma dificuldade a mais no dia do exame. Inclusive, recomendo sempre que metam as caras para aprender a falar espanhol, aprendam na marra mesmo, é muito importante.

Conheço muitos brasileiros que vêm direto para estudar, não têm nem tempo de fazer o DNI, nesse caso o CBC vai ser diferente, esses brasileiros então precisam se informar sobre a UBA21 (ou UBA XXI). Para os que têm DNI e vão fazer o CBC normal.

Veja bem, para quem quer acelerar as coisas (para um ano a menos de estudos), é possível fazer o CBC junto com a faculdade, mas é obvio que serão mais coisas para estudar e lembre-se de que se você não passar no CBC, a universidade não te considerará um aluno regularizado. No entanto essa opção só é permitida aqueles que já possuem algum ensino superior. Nesse caso você terá até três anos para completar o CBC.      

www.zazzle.com
Outra coisa, fiquem de olhos nas datas de inscrição, pois se perder, só no próximo semestre. Algumas pessoas precisam autenticar documentos e nesses casos será dado um prazo que é de, normalmente, duas semanas, eu recomendo que não deixem para o ultimo dia.


Uma dica que deixo aqui que ajuda bastante é para quem quer meter as caras mesmo, e tem tempo, é possível ir tanto nas aulas do CBC como nas da UBA XXI. Ninguém vai pedir para você se retirar da sala, então assim você estuda mais.  


Para terminar, quero dar uma esperança aos que perderam a prova e acham que está tudo perdido, calma, não está nada perdido, a UBA deixa você fazer a prova em uma outra data, basta informa-los e remarcar. E eles são bem compreensivos, já escutei dizer que até que remarcam até para brasileiros que se perderam, não conseguiram encontrar o endereço (como acontece bastante). Mas nem por isso pense que você pode perder a prova por que dormiu até tarde ou qualquer coisa do tipo, precisa ser algo forte, na verdade, a melhor maneira é tendo um atestado médico, ou você terá que provar que está falando a verdade.   

Veja mais artigos relacionados com estudar na Argentina e tornar-se fluente em espanhol.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Olá... eu já sou formada. Como faço para fazer o CBC e já iniciar a faculdade?

    ResponderExcluir
  2. Patricia, me escreve nesse email que te explico tudo direitinho e te passo links: todobairesar@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, como faço para me matricular no cbc, moro do brasil oque precisa, quero ,medicina

    ResponderExcluir
  4. Tem como eu fazer tipo um intercâmbio pra uba, sendo que faço o mesmo curso na universidade de Brasília?!

    ResponderExcluir
  5. Alguém conhece uma pessoa ou estuda o 4º ano ou superior de medicina na UBA?
    Gostaria de entrar em contato!

    ResponderExcluir
  6. Oferecemos uma completa assistência nos trâmites de ingresso nas melhores Universidades da Argentina para portadores de diploma e graduação sem vestibular http://www.medicina-argentina.com.br

    ResponderExcluir