junho 16, 2012

Las Malvinas son Argentinas



Muitos brasileiros como eu chegam à Argentina e ouvem falar muito das Ilhas Malvinas, no entanto não têm entendimento suficiente do assunto para opinar ou tomar uma posição. Saiba quem chegou primeiro, para evitar falar besteira ou defender o país errado.[…]





A verdade é que as Ilhas Malvinas, muito antes de se chamas Malvinas teve muitos outros nomes e donos. Tantos países diferentes estiveram nas ilhas e tanto tempo atrás que nem se tem registro exato de quem foi de fato que chegou primeiro. Faz quase quinhentos anos que as ilhas foram habitadas por espanhóis, viveram lá também os irlandeses, durante os anos foi propriedade também de franceses e obvio dos ingleses. Inclusive foi ai, em 1690 que as Ilhas ganharam o nome Falkland Islands.

Bem, então até aqui, entre Argentina e Inglaterra, quem chegou primeiro foi mesmo é a Inglaterra. Mas depois desse vai-e-vem de gente habitando e desabitando as Ilhas, quem termina apropriando-se de vez é a Espanha, que em 1811 acaba abandona as ilhas completamente. 

Então as ilhas passam a serem terra sem dono e tudo o que passou antes (quem chegou primeiro, quem não chegou) perde o valor (ou não?), afinal a ilha tornou-se de ninguém, largada para trás para ser do primeiro que a povoasse. 

É ai que a Argentina entra na história. Os argentinos então povoaram as Ilhas, mas a Inglaterra envia ingleses para tomarem as Ilhas dos Argentinos, e assim fizeram. As Ilhas são convenientes para a Inglaterra, pois na região se extrai petróleo, se tem acesso a Patagônia Argentina (terras ricas), as Ilhas possuem uma posição estratégica no Atlântico Sul e ai a Inglaterra pode manter um poder sobre a Antártida.

Cidadão quando é roubado fica com aquela pinimba para sempre e assim foi com os argentinos. Aquele sentimento de injustiça, de terem sido roubados leva a Argentina a tentar reconquistar o que era seu, no que se tornou conhecido como a famosa Guerra das Malvinas, que ocorreu quase 150 anos depois da invasão dos ingleses.

A Argentina perde a guerra e por isso até hoje brigam politicamente para reaver as Ilhas. Mas os ingleses não a entregarão, por todos os benefícios que esses às fornece. 

Então esses são os fatos históricos, agora cabe a você decidir a quem realmente pertence ou não. É conversa pra muito mate.

13 comentários:

  1. Olha, sei que não muda nada na minha vida se as Malvinas forem entregues aos argentinos ou não, mas pela história, acho que é dos argentinos.
    Tudo bem, ninguém é santo, a Argentina também tomou parte do Paraguay na Tríplice Aliança, mas a questão é que antes da Segunda Guerra Mundial o planeta era uma zona, todo mundo tomava a terra um do outro na marra, mas depois da Segunda Guerra criou-se uma conduta mais civilizada. No entanto a Inglaterra não respeitou isso e tomou as Malvinas. Por esse fator acho que as Malvinas não pertecem aos Ingleses. As Malvinas são Argentinas.

    ResponderExcluir
  2. bom os interesses da inglaterra são totalmente comerciais , ela apenas tem interesse em estrair as riquesas que tem la.

    ResponderExcluir
  3. Uma Questão. Perguntem a qualquer morador das FALKLANDS, se eles querem que seja devolvida a fudida Argentina???

    Querem é porra!!
    Jamais..
    Ali meus amigos, eles são cidadães ingleses, sob a guarda e jurisdição da Inglaterra com leis trabalhista inglesa e recebendo em Libras-Esterlinas..
    Vamos parar de ser ingênuos..
    Voltar pra mão da Argentina seria a maior burrice, o País não conseguem nem dar conta de empregos e qualidade de vida na sua plataforma continental, pra quê fuder com a vida dos habitantes da ilha??

    INGLATERRA, INGLATERRA, INAGLATERRA, INGLATERRA, INGLATERRA, INAGLATERRA, INGLATERRA, INGLATERRA, INAGLATERRA, INGLATERRA, INGLATERRA, INAGLATERRAINGLATERRA, INGLATERRA, INAGLATERRA!!

    GRAÇAS A DEUS! ENGLAND MIL VEZES!!

    Deus é Pai!! Não é padastro não..!!


    Argentina JAMAIS vai reaver as Malvinas..

    Aceitem brasileiros puxa sacos
    e portenhos fracassados..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas, perguntar para os moradores da ilha o que eles preferem? Isso é ridículo. Não sejamos ingênuos. Os ingleses querem as ilhas Malvinas pela mesma razão que os argentinos, porque essa ilha tem muitos recursos e dá bastante dinheiro.

      Excluir
  4. Gente,primeiro q a Argentina NUNCA,repito,NUNCA teve a posse das Falklands(Malvinas é pra quem apoia meus hermanos),quem teve foi o extinto estado de Buenos Aires,e dps da Inglaterra já ter a posse das Falklands.Eu sei que Buenos Aires é Argentina hoje,mas antes n era então como reinvindicar algo que tecnicamente nunca foi seu?E outra coisa gente,o Texas foi cedido ao México dps da guerra.Pergunta pra qualquer texano se ele quer ser mexicano.Ele vai te mandar pra lugares inapropriados!N foi roubo o que o Reino Unido fez,pq ela só restituiu algo q já a pertencia.Ladrão que rouba ladrao tem 100 anos de perdão."Ah,mas a Inglaterra nem tava usando".Bom,eu conheço gente q tem uma casa de praia e num vai há mais de 2 anos.Ainda bem que a casa de praia dessas pessoas é aqui no Brasil,pq se fosse na Argentina nego já tinha se apropriado.Mas enfim a questão n é e nem pode ser resolvida no "cheguei primeiro",a questão foi resolvida e teve um ponto final na guerra das malvinas.Uma guerra justa (n adianta falar q foi desigual pq n foi,a Inglaterra tava tmb na merda na época),colocou pra sempre um ponto final nessa história,os habitantes de Falkland são britânicos,se tu me achar alguém falando espanhol lá q n seja turista, ou aprendeu no fisk filial Port Stanley eu n vou te dar razão mas vou respeitar mais,só te vou dar razão se me chegares com um falklandês de nascença falando "Quero ser argentino,por favor,n aguento mais esses britânicos bebedores de chá" aí eu até protesto pelas falklands.Pq sinceramente,eu adoraria apoiar os argentinos nessa,acho q Brasil e Argentina são os rivais mais fraternos do mundo,e gosto mt de ser vizinho dos hermanos.N só isso,n gosto do Reino Unido,q é uma nação q se acha a última coca-cola do deserto.Mas n dá,estou do lado do que é justo e correto.Inclusive,quem fez o ENEM viu q foi SUPER tendencioso o texto da prova de espanhol,defendendo Las Malvinas Argentinas.N se deixem enganar,nossos hermanos nessa tão errados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, essa coisa de perguntar pro morador do lugar se eles querem que mude de US pra México ou de Inglaterra pra Argentina, isso não existe. Os interesses vão muito além do conhecimento do povo (na verdade o povo não decide nada).
      Se as ilhas malvinas eram de Buenos Aires, que sejam devolvidas a Buenos Aires, mas ai o méxico vai querer parte do texas, o paraguai vai querer de volta o pedaço que o Brasil tomou deles e por ai vai um história sem fim.

      Excluir
    2. Desculpe Matt G. mas acho que a Argentina não está errada não. Eles têm documentos provando que as Malvinas foram entregues a Argentina (ou a Buenos Aires, que seja tanto faz hoje em dia é a mesma coisa).
      É muita cara de pau dos Inglesses não quererem devolver. Mas como eles têm mais poder, não devolvem e pronto, e as pessoas ainda ficam assistindo gravidez de Kate Middleton. Como se eles fossem santinhos.

      Excluir
    3. Las Malvinas son Argentinas porque están en territorio marítimo de Argentina. Osea, son islas que se encuentran en mar argentino.

      Los argumentos de Matt G son pobres, si seguimos su lógica, tendríamos que concluir que el continente le pertenece a los dinosaurios. O, por ejemplo, yo puedo ir y habitar un terreno desierto en Brasil y decir "acá no vivía nadie, esto ahora es de Argentina".

      Por otro lado las personas tienen que informarse acerca de las situaciones geopolíticas para entender el interés del Reino Unido de tener (usurpado) un territorio (altamente militarizado) en una región rica en recursos naturales como América del Sur.

      Excluir
  5. Gente desculpa mas acho que votar, pra ver se a ilha continua com a Inglaterra ou se passa para a Argentina é rídículo. Se a ilha é Argentina, porque que é o povo que mora na ilha (que säo ingleses) é que têm que decidir com quem fica a ilha? Sinceramente, ridpiculo.
    E por falar em Malvinas ser Argentina ou Inglesa, estou lendo um livro que diz que na verdade pertence ao Uruguai. O livro mostra documentos históricos que confirmam controle uruguaio sobre as ilhas Falkland ou Malvinas.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que em breve ela a ilha vai afundar,conforme o derretimento dos polos,ai eu quero ver quem vai querer um pedaço de terra submerssa rsrs!!! abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. Opa

    como faço para ir morar e trabalhar na ilha? alguém tem algum contato?

    joelciodesenhos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Se a única questão é o fato dos "kelpers" não desejarem dormirem ingleses e acordarem argentinos (convenhamos que, por mais simpatia que eu tenha pela Argentina, nem eu toparia uma troca dessas), por que não fazem a coisa mais simples e racional? Dividam as ilhas ao meio, o setor leste (onde está Port Stanley) continua britânico e o setor oeste fica para os argentinos, que poderão fazer o que quiserem: explorar, povoar, fundar cidades... e ainda por cima, poderiam dar ao mundo um bom exemplo de boa vizinhança e convivência...por que será que ninguém pensou ou propôs isso????

    ResponderExcluir