maio 22, 2012

Aprendendo Espanhol na Marra



Portuñol

Que atire a primeira pedra o brasileiro que veio à Argentina e já sabia falar espanhol. Muitos e muito brasileiros vem sem saber nada de espanhol.[...]


Muitos e muito brasileiros vem sem saber nada de espanhol ou com uma noção muito básica apenas, e acaba aprendendo aqui, na marra. Tem gente que até chegou a estudar, mas quando chega aqui sente como se não soubesse nada. O sotaque é diferente, há palavras diferentes, as pessoas falam rápido... e por ai vai. 

O meu caso foi o terceiro. Tive um ano de espanhol e quando cheguei a Buenos Aires não conseguia nem pedir informação, as pessoas me entendiam melhor quando eu falava português do que quando tentava o meu espanhol. 

Mas apesar de tudo, ainda acho que aprender na marra não é nada mal. Aprender nas ruas com as pessoas é definitivamente mais divertido do que ficar sentado em qualquer sala de cursinho. Sem contar que se aprende a falar como as pessoas falam. O cara que acabou de sair do curso, fala esquisito, igual um robô, fala de uma maneira que no dia a dia ninguém fala realmente.

Para quem quer estudar mesmo depois que já chegou, ou mesmo antes de vir, descubra maneiras diferentes das que seus amigos praticam [Ler Mais Sobre].

E não existe nada mais intensivo que aprender no próprio país, escutando, vendo e respirando espanhol 24 horas por dia. Sem falar na necessidade, essa é uma grande motivadora que força qualquer um a aprender. 
As vantagens são muitas sobre qualquer cursinho, mas aprender na marra também tem suas desvantagens.

Até que se aprenda bem o idioma, a maioria das pessoas tem dificuldades para encontrar trabalho, menos oportunidades. Por isso muitas acabam trabalhando em serviços que exigem português, e ai falam português o dia inteiro e levam o dobro do tempo para aprender o espanhol. Acho que o mais recomendável seria trabalhar falando espanhol, seja lá qual emprego você conseguir, contanto que te mantenha falando e ouvindo (e melhor ainda, lendo e escrevendo) espanhol, assim você irá aprender mais rápido e poderá tentar outros trabalhos melhores. 

Outra desvantagem é que a pessoa acaba aprendendo a falar, mas não sabe escrever direito. Mais um motivo para perder oportunidades de emprego. Em espanhol é fácil se confundir com qual leva “H” e qual não leva, quando é “E” ou “Y” e o “B” e “V” e algumas outras. É difícil saber qual é um “hay” e qual é o outro “hai”; e qual é o bastão e qual é o para calar-se: callado o cayado? Merenda ou Merienda? E por ai vai.  Por isso recomendo que uma vez que já se tenha estabilizado a vida aqui, o quanto antes, que entre num cursinho, ai sim, não tem jeito. Para aprender a escrever apropriadamente e aprender também detalhes que vão lapidar seu vocabulário e linguajar. 

Para os que vêm estudar, até mesmo a universidade já cobra um nível básico de espanhol, e já escutei gente disser que passou no teste básico, mas na hora das aulas mesmo não entende nada e vai mal nas provas. Por isso para quem vem estudar, ter uma noção é até mais importante do que nos outros casos. Trabalhar e viver sem falar espanhol, dar-se um jeito, mas estudar fica realmente difícil, principalmente dependendo do curso. 


Mas no final você vai falar otimamente bem, mas lembre-se de manter-se falando espanhol. Eu sei que às vezes tem um amigo que fala português ou dá vontade de assistir a globo nas horas vagas, isso tudo deve ser evitado. Até por que, ajuda muito assistir canais argentinos, para entender melhor a cultura e se integrar.
Uma das melhores maneiras de aprender um idioma; e isso pode ser praticado até mesmo antes de sair do Brasil, é ouvir músicas e rádios em espanhol, assistir filmes, TV online e ler. Conversar pela internet com nativos também vale.

www.zazzle.com
Eu sei que há TV online ou rádios online que não funcionam fora do país, por isso deixo aqui uma lista de links onde se podem ouvir rádios muito argentinas e ver filmes em espanhol de qualquer lugar do planeta:


Uma das rádios mais populares da Argentina:
http://reproductor.cienradios.com.ar/player/La100

Notícias para ler em espanhol:
http://cnnespanol.cnn.com/

Página para conhecer gente da Argentina:
http://www.couchsurfing.org/home

Páginas para aprender, ensinar e traduzir: 
http://mywebacademy.eu/

http://www.livemocha.com

Outras formas de aprender:
http://jennifermadison.hubpages.com/hub/Tips-on-How-to-Become-Fluent-in-Spanish

Veja mais artigos relacionados com estudar na Argentina.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Os link que você recomenda são realmente ótimos, obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a gente aprende muito mais outra lingua na marra. Vivendo na pele.

    ResponderExcluir
  3. Quanto tempo levou para você aprender o Espanhol daqui bem? Estou morando na capital federal mas dividindo apê com uma amiga brasileira.. Tá perjudicando muitoooooo isso. Más nós estamos meio sem grana, recomenda algo para aprender? Tá difícil os estudos. Será que você não poderia dar uma ajudinha??!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só mudar o corrector do celular para o Espanhol não tá ajudando!! Você Mora na Capital também? Quem sabe se nós combinarmos um preço..

      Excluir
    2. Barbara, dissem que solteiros que nao falam ingles sao os que aprendem mais rapido, porque sao forcados a falar espanhol e nao tem limitacao quanto a sair e conhecer gentea. Entao a melhor dica que posso te dar eh: enquanto estah sem grana pra curso, saia e faca amigos argentinos.
      Por que voce nao segue esse blog aqui?

      Excluir
    3. A minha dica seria, assista muita TV, escute muito radio. Crie amizades e tenha um TandemPartner todos os dias.

      Excluir
    4. Levou uns 6 meses ateh eu estar me comunicando bem em espanhol. Em 2 anos voce jah estah com um nivel excelente.
      Mas eu passava o dia com argentinos, voce tem que fazer isso tambem.

      Excluir
  4. Não fique na dúvida quando for escolher a sua escola de Espanhol! Na plataforma Courconnect você encontra, compara escolas e reserva àquela que melhor se adapte as suas necessidades para estudar na Argentina, e ainda ganhe 10% de desconto nos seus cursos!
    https://goo.gl/uma2Oy

    ResponderExcluir