maio 25, 2012

Ira em Buenos Aires


Aqui não se resolve nada em um dia! 

Vim para a Argentina, cansado de tanto descaço e serviços ruins no Brasil, e descobri que a grama aqui não era tão verde como eu pensava.[...]



Hoje infelizmente venho falar de algo muito ruim na Argentina, mas recebi um pedido para falar sobre isso então aqui vamos nós.
 
Solucionando problemas na Argentina não é nada fácil. Nós como bons brasileiros sabemos que nada na América Latina é rápido, emissão de documentos e carimbos sempre levam uma eternidade e custam caro, viajar com aeroportos lotados, resolver problemas em bancos então, pode levar o celular pra bater um papo enquanto espera, porque vai demorar... Há não, esqueci, agora nem celular no banco está permitido (dizem que por segurança, bobagem, é mesmo para tornar nosso sofrimento maior).  

Na Argentina, no entanto, toda essa peleja pode ser especialmente pior, pois temos alguns problemas a mais somados a todos esses inconvenientes.
 
Há serviços que no Brasil sempre pensei serem os piores do planeta, como atendimento ao consumidor por exemplo. Quem não odeia qualquer call-center no Brasil? Quem já ligou odeia. Mas incrivelmente só depois de vir morar aqui é que descobri o ladro podre da Argentina. Muitos serviços, inclusive call-center, aqui, conseguem ser ainda piores que no Brasil.

Como Brasileiro já estou acostumado a sofrer e ser pisado até mesmo pelas empresas que eu pago para ter serviços prestados, mas aqui o buraco é tão mais embaixo que mesmo acostumado a apanhar, aqui eu fico revoltado.
Mantendo o call-center como exemplo, eu ligo para as empresas e cada vez que sou atendido me dão uma informação diferente, eles não parecem serem treinados e não parecem saber o que estão fazendo. Sem falar que costumo esperar em linha em torno de 20 minutos ou mais, minha gente, até no Brasil já existe lei para controlar o tempo que o cliente fica esperando no telefone.
É comum contratar-se serviços e não obtê-lo no período prometido, como quando pedi para instalarem minha internet e me disseram que levaria duas semanas (o que me pareceu razoável), mas até eu de fato ter a internet funcionando levou 3 meses. Depois de muitas ligações de horas e muitos técnicos vindo à minha casa, o que é muito inconveniente. Como eu trabalho online e dependo de internet para trabalhar, você podem imaginar o aperto que eu passei 3 meses sem trabalho.

Levei meu laptop para concertar e me disseram que estaria pronto em duas semanas. O técnico ficou com meu computador por dois meses, até que eu decidi ir buscar, mesmo sem estar concertado. O cara me jurou que estava do jeito que estava quando levei, mas na verdade havia piorado a situação do laptop e como sempre nessa hora ninguém se responsabiliza.

Outro problema foi quando tentei tirar dinheiro no banco, o processo foi todo completo e quando a máquina dizia “retire o dinheiro”, não saiu dinheiro, mas adivinhem, foi descontado da minha conta. Mais horas de ligações à bancos e fabricantes de caixas eletrônicos e mais uma vez ninguém queria se responsabilizar. 

Mais um detalhe importante, quando se vai a policia, também nada se resolve. Por causa de muitos desses problemas fui a policia (e como na época eu ainda não tinha o documento argentina) e não me ajudaram em nada, além de que ouvia de tudo lá, como por exemplo, “você é brasileiro, tem que fazer o BO no Brasil”. Não faz sentido viajar ao Brasil para fazer um BO de um crime que aconteceu na Argentina; tentei fazer o BO online como alguns países de primeiro mundo permitem, mas é claro, Brasil não é primeiro mundo, então não temos esse serviço (detalhe: há algo chamado BO online, que não é realmente um BO, é apenas marcar uma data para ir a policia fazer o BO).

O argentino tem a filosofia do tranquilo (relaxa), que é relaxar para não estressar de vez. Afinal o banco vai continuar sendo lento, o call-center vai continuar dando informação errada e os técnicos vão continuar quebrando sua máquina, então nem adianta perde a saúde (que é o único que te resta) se estressando com isso.
Ou seja, às vezes ser estrangeiro pode ser muito difícil, mas sempre que você passar por algo assim, lembre-se: tranquilo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. já estou cansada dos bancos na Argentina! ...

    ResponderExcluir
  2. Lo que no me gusta son los vecinos que hacen ruido todos los dias. No inporta donde viva yo (en Buenos Aires), siempre hay un vecino ruidoso.

    ResponderExcluir
  3. Moro no Brasil em Belo Horizonte e tenho muita vontade e pretendo ir morar na Argentina, em Buenos Aires ano que vem. Gostaria de algumas informações, se alguem quiser me dar algumas dicas ficaria muito agradecido. E-mail: fenixsoft@hotmail.com

    ResponderExcluir