maio 20, 2012

Argentinos Gostam de Cachorros

                                      
Que perrito lindo que tenés!

Só se dá conta quem vive aqui e tem cachorro, mas o argentino definitivamente gosta do animal. Percebi quando reparei que cachorros de rua aqui não são medrosos.[...]





O argentino gosta de cachorro, fico impressionado quando saio para passear com meu cão e de cada 10 pessoas que passam por mim na rua, 8 sorriem quando veem meu cachorro ou dizem algo do tipo “Que perrito lindo que tenés!”. Sem falar que toda família argentina tem um cachorrinho. Leva meu cão para a praça e sempre está cheio de outros cachorros que brincam junto com o meu e até crianças que brincam de correr com os animais. A convivência é muito bacana. 

No Brasil quando se ameaça chutar ou apedrejar um cachorro de rua, de tão acostumado com a violência, o bichano já sabe que vem pancadaria pela frente e some da vista antes que de fato alguém o acerte uma pedra. 

Aqui reparei que não existe essa reação por parte do cachorro. As pessoas aqui não agridem os animais de rua e por isso estes não são medrosos. Quando se ameaça bater em um cachorro aqui, o animal nem se move, ou é capaz de pensar que você quer brincar com ele. Totalmente inocente, sem conhecer a violência.
Acho isso muito legal da parte do argentino. Na verdade, se alguém chegar a de fato agredir a um cachorro de rua, pessoas em volta lhe repreenderão como já vi acontecer. Por isso para os que pensam em vir viver aqui, lembre-se aqui não se trata cachorro de rua com violência, talvez por isso se veja tantos em todo lugar. 

Confesso que às vezes o cachorro de rua é incomodo, saio para passear com meu cão e o vira-lata fica em volta atrapalhando, tirando a atenção enquanto tendo adestrar meu animal de estimação. Ou ainda tenta cruzar com meu cão ou passa pulga. Mas existem maneiras de driblar a situação sem apelar para a agressão.

Com o cachorro de casa o tratamento do argentino também é digno de mérito, mas com o seu próprio cão, o brasileiro também trata bem. Nem é preciso dizer, mas vou dizer mesmo assim, que existem exceções, tanto cá como lá. Na Argentina também tem gente que dá chumbinho pra cachorro ou deixa preso na correia dia e noite. Existem os que tratam mal e os super protetores. Às vezes levando meu cão pra passear, vejo outros cachorros querendo se aproximar, cachorros gostam de se cheirar, correr junto e brincar, mas seus donos os mantêm com coleira curta ou as vezes até os pega no colo.

É importante para o cachorro interagir com outros; muita gente gosta tanto que acaba prejudicando tentando proteger. Quando se tem um Yorkshire ou Pincher, dá medo quando um São Bernardo ou um Pit Bull se aproxima, mas normalmente cães só são violentos se viverem num ambiente violento.

Como as exceções existem, é claro, já aconteceu de eu encontrar cachorros de rua violentos. De alguma maneira eles se tornaram agressivos e como cachorros são animais de matilha, se juntam e ai é ainda pior. Lembro-me de uma vez, no início, assim que me mudei para uma província da Argentina (pois na capital esse tipo de coisa não acontece), que passando por uma rua do meu bairro, um grupo de quase 10 cachorros começou a rosnar e ameaçar um ataque. Mantive-me calmo, pois sei que cachorros gostam de por preção, mas em apenas muito poucos casos atacam de verdade. Infelizmente, nesse dia um deles estava falando sério e me atacou mesmo. Tirei minha perna quando percebi que ele ia atacar de verdade, mas mesmo assim o desgraçado rasgou a barra da calça que eu tinha comprado recentemente. 

Depois desse dia nunca mais passei por aquela rua, onde essa matilha costuma ficar, e já não me sinto tão seguro com qualquer cachorro. No entanto nunca passei a ser violento com os animais.

 
Outra coisa muito comum aqui é gente que quer ter cachorro (como disse toda família argentina tem um cachorrinho), mas não tem espaço para criar um. Então o que eles fazem é cuidar de um cachorro de rua. Pôr comida na porta de casa, água, um paninho pra deitar e as vezes até uma roupinha no inverno. 

É bom para o cachorro que tem liberdade, cama, comida, água e carinho garantidos, e é bom também para o dono que pode realizar o desejo de ter um cachorro, mas, sem o trabalho de ter que limpar as fezes e levar pra passear.

Essa é uma característica da cultura argentina que acho que vale a pena copiar, problemas de violência com animais se resolvem muito melhor com uma cultura de carinho para com o animal que com apenas leis que proíbem os maus tratos.


Artigos Mais Lidos:
Onde comprar couro barato [para turistas]
Onde comprar couro barato [para aventureiros]
Quanto custa viver em Buenos Aires? 


Conheça mais sobre mim.
Minhas palavras, hobbies, pessoas, lugares e sites preferidos:
Fotos, hotel, madrid, Barcelona, grátis, juegos, vídeos, contatos, coches, espana, vídeo, alquiler, google, hoteles, motos, tv, eurocopa, borrador renta 2011, magic mike, akinator, nenê malo, valentina roth, viva colombia, MySpace, lyrics, Yahoo, youtube, Hotmail, download, sapo, Gmail, Tradutor, Metereologia, Rock in Rio, IRS, Pingo Doce, Windguru, Goyte, Bernardo sassetti, megaupload, wikipidia, Starbucks, youtube music, Chinese New Year 2012 e Thao Gae Noi.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Verdade, também reparei isso, saio para passear com meu cachorro e sempre alguém para para fazer carinho ou diz algo sobre o cachorro. É bem legal.

    ResponderExcluir
  2. Qual a raça comum de cachorro na Argentina? É fácil adotar um cão?
    Estou me mudando para Buenos Aires em fevereiro e gostaria de ter um cachorro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dill... eu tbm estou me mudando para buenos aires em março. se quiser trocar informaçoes eu tenho interesse... meu email eh ajw_net@hotmail.com

      Excluir
  3. Aqui na Argentina, eu vejo os cachorros Caniche Toy em todas partes. Sao muito comuns e os vejo nos cores brancos e pretos. Sao lindinhos :)

    ResponderExcluir
  4. Os cachorros são mais limpos que seus donos e cheiram menos mal!
    This is the true!

    ResponderExcluir
  5. olá! estou me mudando pra Argentina em breve e gostaria de saber se é possível levar meu cachorro comigo?

    ResponderExcluir