janeiro 29, 2013

Trabalhar na Argentina de 2013


Com tudo isso que está acontecendo, ainda compensa ir para a Argentina? Como está a Argentina em 2013? Como está o mercado de trabalho para o brasileiro?




Como muita gente continua pensando em vir morar na Argentina, as dúvidas sobre a situação aqui, principalmente sobre emprego continuam muitas. Por isso escrevi esse artigo, para deixar os futuros brasileiros que virão para a Argentina, a par da situação aqui, para saberem o que vão encontrar pela frente.
Vamos começar com, com que tipo de bagagem você vem. Se você quer vir o quanto antes e não tem paciência ou tempo para organizar tudo direitinho, você só quer pegar a identidade e vir, então você precisa estar preparado para pegar qualquer empreguinho que aparecer e preparado também para ganhar muito mal. Você vai acabar vendendo pacotes de tour na calle Florida, vai virar garçom ou dar aula em cursinho de línguas.
Se você se organizou, já vem com pelo menos espanhol básico e tem pelo menos uma faculdade no currículo, suas chances de conseguir um emprego com salário digno são bem melhores. Mas não se esqueça de que no momento a vida na Argentina está caríssima, devido à inflação altíssima que a Argentina está sofrendo (a Argentina é no momento a terceira pior inflação do mundo, ficando abaixo até mesmo da maioria dos países africanos). Por exemplo, eu antes costumava viajar duas vezes ao ano, ao Brasil para ver a minha família, atualmente comecei a me planejar de ir apenas uma vez ao ano, devido à inflação.

A melhor opção de todas mesmo seria procurar emprego pela internet e mandar currículo para ser contratado antes mesmo de ir, assim já vem com contrato de trabalho assinado. Mas como de todas as opções essa é a mais difícil de se conseguir, lembro a todos que para vir morar e trabalhar aqui não tem muito dificuldade como na Europa e norte américa não. Aqui, sendo brasileiro, basta chegar ao país (você chega com visto de turista) e ir ao prédio de imigrantes e pedir a documentação para morar no país.

Conseguir emprego está mais difícil sim, mas não diria que está muito pior que no Brasil. Acho que nesse quesito, pelo menos hoje em dia, as coisas estão iguais. Quem vier para a Argentina não vai encontrar mais o paraíso que era antes. Muita coisa mudou e mudou muito, mas o país ainda possui muitas das vantagens e benefícios que sempre atraiu muitos brasileiros.

Minha sugestão seria, se você pensa em vir, venha. É melhor do que nunca tentar e jamais saber como seria, e se no final não der certo, você sempre terá o seu país para te acolher de volta, e você voltará com uma experiência no exterior agregada ao seu currículo. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

74 comentários:

  1. Oi, apesar de tudo que andam falando da Argentina, pretendo passar um tempo aí quando o marido se aposentar. Já fomos no final de 2010/2011 e estamos retornando agora no começo de fevereiro, iremos de carro, uma verdadeira expedição, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Elvira, boa sorte pra vocês.
      Vocês vão se divertir.

      Excluir
    2. eu acho que quando vc fala como anonimo embora eu tambem faço agora pq nem sei se tem que se registrar ou o que, mas pode falar baboseiras a vontade, ir pro chile tambem vou mas buenos aires está lotado de brasileiros e voltam tremendamente satisfeitos e o que o outro anonimo falou que é para descer do salto.., verdade que é coisa de pobre cotitado escrever, perder o tempo para isso.., serio que da até vergonha de termos conterraneos assim

      Excluir
  2. O negocio e ir para o chile

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô pensando seriamente nisso. O bom dos argentinos passarem aperto é que vai servir pra descerem do salto um pouquinho. São metidos demais.

      Excluir
  3. Só Brasileiro doido, ou morto a fome vai tentar trabalhar na Argentina!
    País Falido..!
    Gente suja e fedorenta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei mais sobre isso, Douglas... Brasileiro tá muito estranho ultimamente. O que eu vejo de gente suja pela cidade de São Paulo... O povo joga lixo no chão de garagem de prédio, pela janela do carro... Dia desses até vomitaram no lixo que tem aqui na rua... E o transito - o povo mata de graça!! Acho que esses brasileiros de quem você fala não existem mais...

      Excluir
    2. Olha Douglas, se esse é mesmo seu nome. Você deve ser um dos muitos brasileiros que odeiam a Argentina porque eles são melhores no futebol que a gente. Pára com isso, vê se cresce cara. Os Argentinos, ao contrário do que vc e alguns pensam, tratam a gente (brasileiros) muito bem e tem muita educação. Você, na verdade, é um idiota que acredita que o brasil, como diz o PT, é o país mais invejado do mundo. Acorda meu, vai estudar um pouquinho em vez de ficar postando besteiras, em comentários sobre os quais vc não sabe de nada, inocente.

      Excluir
  4. Muito interessante este artigo.
    Estou com muita vontade de viver uma nova experiência em uma cultura diferente, a minha intenção seria arrumar um emprego para que eu possa me sustentar, moradia, alimentação e lazer e afins.
    Pensei em ir para uma província menor, acredito que assim possa viver algo mais "interiorano".
    Você possui algum comentário a respeito?
    Onde vive? Há quanto tempo?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Aqui fala um pouco sobre lugares menores e mais afastados para morar:

    http://vivendonoestrangeiro.blogspot.de/2012/05/normal-0-false-false-false-es-ar-x-none_21.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi..Iago, me add, no skype, tenho interesse de ir morar na Argentina, qria tirar algumas duvidas com vc, tenho um certo medo de nao dar certo.
      thais_ferreira5@hotmail.com

      Excluir
  6. Obrigada pelo retorno Iago.

    Você mora há muito tempo na Argentina?

    Já estive no País, como também em outros, mas somente como passeio de férias. Além da Inglaterra, a Argentina foi um dos lugares que muito me simpatizei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, estamos aqui pra ajudar.
      Moro aqui tem 3 anos. Eu acho que você vai gostar daqui.

      Excluir
    2. Bom dia Iago,

      Não localizei a página q m enviou o link, ele confere?

      Obrigada!

      Excluir
    3. Anonimo, quando eu copio e colo o link funciona, eh um post aqui do blog mesmo chamado afinal qual eh melhor, brasil ou argentina.

      Excluir
    4. Ah ok! Obrigada, de fato colando e copiando abre, digitando não localizo.
      Vou dar uma lida!

      Alguém possui alguma informação sobre La Pampa?

      Excluir
  7. Sou licenciada em Gerontologia e gostaria saber quais as oportunidades de trabalho na minha área na Argentina?

    ResponderExcluir
  8. Qualquer area medica eh bem vinda na Argentina, soh que para conseguir trabalhar nos melhores hospitais tem que ter conhecidos lah dentro.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite. Gostaria de saber como é a vida de uma pessoa portadora de deficiencia fisica ai na Argentina? Existe lei de contas para trabalhar? Questões de transporte? Saúde? Assistência?

    ResponderExcluir
  10. Assistencia e lei de contas pra trabalhar nao sei, mas transporte eh igual no Brasil, apenas alguns poucos. Mas com relacao a saude posso dizer que nao eh tao ruim.

    ResponderExcluir
  11. quero ir pra buenos aires ,,,pra aprender espanhol por q vou me tornar comissario de voo e preciso ter uma segunda lingua decidi ir pra buenos aires preciso conhecer alguem que ja esta ai pra me ajudar a me estalar ai um lugar uma pensao ate entao obrigado e-mail:pereira_ton@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wellington boa idea, a de conhecer alguém que já está aqui, mas não se limite apenas a brasileiros, tente argentinos também. Acho que até página de relacionamento e couchsurfing são uma boa ideia.

      Excluir
  12. Olá! Já estive em BsAs 3x, amo esse lugar, conheci Luján e Tigre tbm e, aliás, falo que Tigre é o lugar que irei quando me aposentar! rsrs
    Da última vez q estive nas terras de "los hermanos" encasquetei que vou morar aí assim que juntar $$ o suficiente para enfrentar o perrengue do período de adaptação (previsão para daqui a 1 ano).
    Sou turismóloga, tenho espanhol intermediário (estou fazendo curso pra adquirir a fluência) e gostaria de saber se é uma área fácil de conseguir emprego - com tantos brasileiros por aí, falando portunhol e crentes que estão sendo entendidos por td mundo...
    Pessoal do blog, me orientem por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila, com certeza tem vaga nessa área. Ainda mais que a Argentina é um país que têm turismo de Norte a Sul. E se falar bem o espanhol, tendo português e inglês ai fica mais fácil ainda.

      Excluir
  13. Ola!!!! Estou em uma situação de muitos aqui....
    Eu estou terminando a faculdade de contabilidade este ano e pretendo começar a faculdade de economia ano que vem e dar continuidade desta na Argentina. Eu sei que existe a validação do diploma na Argentina, só que eu não sei em quanto tempo isto demora. Será que eu teria chances de conseguir um bom emprego na Argentina??? Eu estudo em uma faculdade conceituada aqui no Rio de Janeiro....porem ja fui para a Argentina em dezembro do ano passado e adorei ficar lá...tenho boas chances de me estabelecer por la???
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com terceiro grau em comtabilidade com certeza voce consegue um emprego bom na Argentina, mas como está o teu espanhol?

      Excluir
  14. E para advogada como esta essa area de trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que aqui no blog, em algum lugar, tem um artigo pra essa sua pergunta.

      Excluir
  15. Oi, por favor me fale onde posso encontrar, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Índia. Acho que esse é o artigo que o Anônimo estava se referindo:

      http://vivendonoestrangeiro.blogspot.de/2013/05/areas-com-mais-vagas-de-emprego.html

      Excluir
  16. Oi, sou argentina, moro no Brasil há 13 anos. Tenho tooda minha flia ali. (Rcia-Chaco). Sou formada no Brasil de Licenciada Letras Português - Espanhol. Vc acha que tenho chance de arranjar emprego em outra área q não seja na educação? Que sugestão vc teria? . Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, sei que para Licenciados em Letras uma boa opção fora da área de educação é com tradução, principalmente tradução juramentada, dá um bom dinheiro.

      Excluir
  17. Olá! Sou professora de inglês, formada e pós-graduada, e estou pensando seriamente em uma mudança radical! rsrs....como anda o mercado pra professores de Línguas aí? Mt complicado? Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suellen, sempre encontra vaga, mas eu recomendaria você dar aula de português mesmo. Professor que ensina a língua nativa sempre ganha melhor.

      Excluir
  18. Olá! Sou pedagoga e gostaria de saber se é fácil conseguir emprego na educação infantil, se existe concurso publico pra essa área? Se o professor tem valor ou é desvalorizado como aki no Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na argentina professor é valorizado igual no Brasil, com a diferença de que os salários são maiores.
      Pra ser sincero, professor ganha mal no mundo inteiro (já trabalhei em escolas internaicionais, tive contato com professores de todos os cantos do mundo, todos diziam que nunca foram bem remunerados).
      Tem concurso sim, mas não é qualquer brasileiro que pode sair fazendo não, se informa direitinho.

      Excluir
  19. tem concurso publico por awe ??? que podemos fazer ??? e para quem não tem uma formação de faculdade ou universidade tem emprego ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se voce ler os comentarios nos posts vai ver que jah pergutam e responderam tuas perguntas umas 3 ou 5 vezes. Tem concurso publico sim. Emprego pra quem nao tem formacao tem, mas eh como no Brasil, trabalha mais e ganha menos.

      Excluir
  20. Olá! Você teria alguns sites de agências de emprego para me indicar?

    Aguardo e obrigado.

    magallito@pop.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui tem vários sites:
      http://vivendonoestrangeiro.blogspot.com.ar/2012/09/emprego-em-buenos-aires-20122013.html

      Excluir
  21. Olá, estou indo embora para a Argentina. Falo espanhol, pois morei na espanha e gostaria de saber como faço para arranjar um quarto para alugar ou um lugar para viver. Como devo procurar? Pode me ajudar?
    PS.: Seu blog é ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui cesar:
      http://vivendonoestrangeiro.blogspot.de/2012/07/como-alugar-imovel-na-argentina.html

      Excluir
  22. Boa noite!! Parabéns pelo blog.
    Pretendo morar em bs as no próximo ano, por isso, busco informações sobre viver aí, seu blog está ajudando muito.
    Sou advogada aqui no Brasil, apesar de aprovada no exame da ordem dos advogados eu não advogo atualmente. Minha maior preocupação é com emprego, pois preciso disso para viver, tendo em vista que não disponho de grande economia. Qual é o melhor caminho para procurar emprego desde já! você tem informações sobre a área da advocacia ai, é possível conseguir emprego com formação em direito? não exclusivamente como advogada, mas em departamento também.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  23. ola sou psicologa e sou formada em saúde publica, tenho pós graduação tbm, gostaria muito de estudar medicina,mais a minha preocupação seria me manter, com todos esses conteudos que tenho, seria difícil arrumar emprego? vc tem alguma dica? e parabéns por vc ter uma iniciativa tão sabia de fazer esse bolg supriu a minha nessecidade abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que voce nao terah problemas em Bs As. Voce fala espanhol?

      Excluir
  24. Oi, Sou formado em Matemática e trabalho com Planejamento de Call Center, mais especificamente telecomunicações...falo espanhol e ja dei aulas inclusive, você pode me dar alguma dica de como esta este mercado..obrigado Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Area de matematica sempre tem vaga e em call center tambem, especialmente pra bilingues.

      Excluir
  25. Tenho vontade de fazer faculdade na Argentina. É muito caro ? Os cursos são bons ? Meu espanhol é basico , mas entendo 70% e leio 80% . Tenho 18 anos e gostaria de ir no meio do ano que vem ..(não quero ir pra Buenos Aires)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se voce entende 70% vai a estar bien. Mas eh bom saber falar tambem.
      No sul da Argentina tem universidades boas tambem. Faculdade particular na Argentina eh cara, mas nao precisa fazer vestibular pra entrar em uma publica.

      Excluir
  26. Olá, já estive diversas vezes na Argentina e outros países, mas simpatizei muito com esta terra e tenho já alguns amigos, gostaria de saber assim como muitos como funciona para alugar um apartamento, ou até mesmo dividir e arranjar um emprego, quiçá futuramente até estudar, gostaria de dicas, e ou relatos de quem já foi. deixo meu skype
    leo.devereau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um artigo aqui sobre isso, dah uma olhada lah que eh mais facil. Tem ateh contato de gente de agencia que pode te ajudar caso tuh nao fale portugues.

      Excluir
  27. Olá. tenho 17 anos. Meu sonho sempre foi ser militar, porém devido as forças armadas brasileiras estarem completamente sucateadas. Gostaria de saber se tem com um brasileiro se alistar no Exército Argentino. E se você sabe me dizer o soldo (salario) atual.
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a intromissão, mas o exercito Argentino é igual ou pior que o nosso, não acredito que haja vantagem, tenta exercito norte americano, paga bem rs mas vai pra guerra e aceita estrangeiros, tenho primo que trabalha lá no Arizona.

      Excluir
  28. Pi Victor, nao sei quanto ganha ee nem como faz pra entrar, mas se te ajuda, posso dizer que existem sim brasileiros no exercito aqui.

    ResponderExcluir
  29. será que professora de portugues tem chances na Argentina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, portugues eh a segunda lingua mais procurada por argentinos.

      Excluir
  30. iago,a argentina e um pais latino americano de clima predominantemente europeu, de constituiçoes etnicas,predominio de poucos indios ,epovos euro nao mestiços,optaram por nao terem negros ,(e uma teoria)na sua populaçao.eles tem um comportamento,mais organizado,embora nao seja nenhuma dinamarca..(detalhe acho aargentina mais interesante apesar disso ou daquilo)a cultura apesar de latina,ebem diferente da brasileira. a questao ,nao que sejam racitas,nessesariamente.(sao tambem)praticamente nunca conviveram com negros,mesmo tendo que tolerar(bolivianos,peru paraguay)entao que tu fazes ai;estranho me desculpe mesmo,mas.....nunca vi um negro falar de quere morar em um pais digamos ``negro``

    ResponderExcluir
  31. iae galera blz ? tipo tem eu e outro amg que queremos morar ai e tal para estudar e trabalhar , vcs acham que vale a pena ? qual ea renda fixa dai ? e alugel etc ...
    vlw pela atençao pessoal , qualquer coisa responde no meu whats 6592092727 hehe aceito proposta de serviço kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frank, pra saber todas essas respostas, por favor, me escreve aqui: todobairesar@gmail.com

      Excluir
  32. Bom dia gente . Quem sabi uma agencia de emprego aqui em sao paulo pra arrumar emprego antes de ir pra Buenos Aires maricampoi21@hotmail.com
    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Ola Tudo bem vim parar no seu blog, por ficar sabendo de uma proposta de emprego na terra do fogo, e me interessei por detalhes sobre a ecomimia argentina, sou formado em analise de sistemas, porem atuo na área da engenharia em uma empresa de eletrônico aqui no brasil, trabalho com uma maquina de inspeção ,e nosso fornecedor vendeu algumas maquinas na argentina também e falta mão de obra qualificada para opera-las, dai a oportunidade, não falo quase nada espanhol e a principio gostaria de ficar ai alguns anos para juntar dinheiro e depois votar para o Brasil, se eu quiser voltar rsrs
    não sei valores exatos do salario, só sei que é bem satisfatório, eu estudo ir com minha esposa e de preferencia com ela trabalhando na mesma empresa que eu, o que você me aconselha? vale apena deixar um emprego estável aqui e tentar a vida na argentina,?
    fica meu e-mail caso prefira eliabe.mendonca@gmail.com
    tenho 22 anos moro no interior de sao paulo

    ResponderExcluir
  34. Iago boa noite, você tem algum link de empregos na Argentina? não seria necessariamente BsAs pode ser Córdoba que também conheci quando fui em 2012, se puder me ajudar agradeço, se não agradeço assim mesmo rs vlw.

    ResponderExcluir
  35. Poxa amigo Williams, tem que ler o blog, querer tudo na mão não vai te ajudar a vencer a vida em outro país. Aqui nesse artigo mesmo sobre Trabalhar na Argentina 2013 tem um link prum outro, cheio de links de sites de emprego: http://vivendonoestrangeiro.blogspot.com.ar/2012/09/emprego-em-buenos-aires-20122013.html
    Tem que ler, tuh não se deu ao trabalho de gastar nem 30 minutos da tua vida pesquisando. Antes de se mudar, sugiro pesquisar muito.

    ResponderExcluir
  36. Fala pessoal! blz?

    Um salário de $12800 é bom? Dá pra se viver bem aí com este salário?

    Abs

    ResponderExcluir
  37. Galera to pensando em me mudar para a argentina para estudar mais estou com medo por conta da crise que abrange o pais o que me dizem Obrigada !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. digo que va porque pior que a crise que tá no brasil, nao tem como ficar

      Excluir
  38. sabem me dizer os trâmites para validar diploma emitido no Brasil e ter validade aí na Argentina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostaria de saber a mesma coisa! Já validei os meus do ensino médio no MEC brasileiro e no MRE. Gostaria de saber o que fazer com diploma de curso superior e pós graduação!

      Excluir
  39. Olá, sou formado em Biologia e tenho mestrado na mesma área, ambos cursados em universidade federal. Gostaria de saber se preciso fazer alguma coisa para validar os meus diplomas brasileiros na argentina e se você tem alguma noção de empregos na área de biologia/meio ambiente.

    ResponderExcluir
  40. Olá, tenho curso superior de Profissional de Educação Física e gostaria de trabalhar e morar na Argentina, Chile ou Buenos Aires.
    Essa profissão tem um bom mercado e boa remuneração, até mesmo para trabalhar no turismo?
    O que vcs me dizem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabendo da resposta Viviane, por favor me de um toque no meu email , blz? leandro.olavo@yahoo.com.br

      Excluir
    2. Você sabendo da resposta Viviane, por favor me de um toque no meu email , blz? leandro.olavo@yahoo.com.br

      Excluir
  41. Arquitetura é um mercado atraente na Argentina?

    ResponderExcluir