setembro 12, 2012

A Situação Atual do Mercado de Trabalho na Argentina


Muita gente voltou a se perguntar se ainda vale a pena vir ou continuar na Argentina, já que o quadro laboral mudou. Segundo pesquisas do Ministério do Trabalho, descubra qual é a realidade hoje: [...]





É a situação na Argentina mudou muito, já não está fácil encontrar emprego como antes, mas não está impossível. Antes a média de tempo procurando emprego era de uma média de 2 meses, agora passou para 4 meses. Então não está assim tão ruim, é claro que deu um choque na população, porque perder qualidade é sempre difícil.

Fui me informar com o Ministerio del Trabajo e descobri que  a situação de emprego na Argentina ainda é boa e que, na verdade, irá melhorar, já que a indústria argentina está voltando com toda força a se desenvolver no país.

Se repararmos afundo a situação do emprego não caiu, ainda existe emprego para as pessoas, apenas o tempo de procura é que se estendeu. Não podemos ignorar a crise que afetou o mundo todo, em algum momento haveria de repercutir aqui também.

No entanto, de fato, o número de jovens e adultos empregados não parou de crescer desde 2007. A presidenta Kirchner continua o modelo de governo que tinha seu marido Néstor Kirchner, focado no crescimento de atividades econômicas, o que gera não apenas empregos como melhores salários.

O mundo todo está passando por maus momentos, mas a Argentina está produzindo muito e importando bem e com diversidade, o que promete um futuro muito produtivo.

Em suma, para os que estão em dúvida sobre ficar ou vir e se arriscar aqui, do meu ponto de vista, vale a pena tentar aqui, não apenas pelo salário e emprego, mas por muitos outros motivos que comento aqui em outros artigos. A única sugestão que eu daria é, para os que pensam em vir num futuro próximo, que apenas venham melhores preparados (financeiramente) do que o que vieram antes. Não se esqueçam de que além de passar mais tempo buscando emprego, você pegará uma inflação de 30% em toda a Argentina, que antes não existia.

Para quem pretende vir e quer saber como buscar emprego aqui, separei as maneiras mais eficientes de achar emprego emBuenos Aires, para estrangeiros, em um artigo, que inclusive também dá dicas de não apenas onde buscar, mas como se preparar rapidamente (com pequenos detalhes) para o mercado de trabalho argentino. Nesse artigos] coloquei todas as opções que efetivamente funcionam. 

Boa sorte.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

19 comentários:

  1. É realmente não esta tão fácil conseguir um bom emprego em Bueno Aires,bem que se o Governo da Argentina tomasse uma providencia exata não haveria tanto desemprego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh ficou mais dificil mas ainda estah bem tranquilo. Desde que houve esse Boom do desemprego eu jah troquei de emprego duas vezes por nao gostar da empresa, e consegui emprego em 2 ou 3 meses. Entao, isso eh o muuuito dificil que estao falando.
      Mas tambem depende muito de cada um.

      Excluir
  2. Fico confusa, pq lendo esse post em comparação ao do dia 01 de dezembro, não consigo saber rs

    ResponderExcluir
  3. Pensei a mesma coisa que o anônimo e parece ate que li 2 blog diferentes.
    Um me deixa tranquila, o outro me preocupa. rsrs
    Nao da pra saber!!
    Só acho que há casos e casos, como no brasil conheço gente que nao consegue emprego a anos, deve ter gente aí que também não consegue... mas nao conheço estrangeiros no Brasil, nao sei se é facil ou complicado arrumar um emprego aqui quando vc não é nativo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu conheço muitos estrangeiros no Brasil e pra ser sincero, depende da área e de que país você veio, você (gringo) consegue sempre emprego rapidinho no Brasil.
      Já na Argentina, tah difícil. Acho que o pessoal do blog mudou drasticamente a visão com relação a situação aqui (Argentina) porque a verdade é que foi de repente mesmo, um mês estávamos bem e no outro tudo explodiu. Se você ler os post de Janeiro de 2012, e ler esse do dia 01 de dezembro como disse o Anônimo, você já percebe que as coisas cairam um pouco de qualidade. E do dia 01 de dezembro para este post, as coisas continuaram piorando, mas em uma proporção mais rápido, por isso a galera esta se assustando e ficando confusa quando lê os posts aqui.

      Excluir
    2. A Argentina teve uma queda drástica da noite pro dia. Por isso os leitores estão achando estranho o contraste entre um post e outro. Mas é assim que está acontecendo. Melhor dizendo, certamente o problema já estava acontecendo a muito tempo, mas o governo escondeu até onde pode.

      Excluir
    3. complicado né?!
      Meus amigos nativos sempre me falam, mas dizem que não é impossível viver aqui.
      E ainda se tem muito emprego... o que me tranquiliza.

      de qualquer forma, agradeço o esclarecimento.
      Espero um UP na argentina pra já rsrs Cidade linda e seu povo não merece isso!

      Excluir
  4. Concordo com você Damares, espero de coração mesmo, que a Argentina melhore e que a relação do povo Brasil/Argentina fique cada vez melhor também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse no post anterior que acho que o preconceito esta mais no brasileiro, que no argentino (relação a rivalidades entre os países) porém não conheço tantos nativos assim e nunca tive experiencia de trabalho no país, mas não acredito que seja tão ruim.
      Tenho amigos que já moraram no Peru e Uruguay e muitos falaram a mesma coisa, ninguém gosta de brasileiro rsrs
      Esse é o meu ponto de vista, com um tempo posso ir aprimorando isso. rs

      Excluir
    2. Por que ninguém gosta de brasileiro? :(

      Excluir
    3. Anonimo, esse é meu ponto e vista pelo lugares que já viajei e tive uma experiência, não digo no geral mas tem muita gente que leva tudo pro lado do futebol! Ainda não viajei pela europa, mas pela america latina a conversa é sempre a mesma, isso não é somente rivalidade entre brasil x argentina, e acredito que a coisa ficou 'pior'quando o brasileiro começou a se destacar no quesito economia! E como em tudo, a inveja aumenta.
      Claro que tem pessoas e pessoas, mas no meu caso percebi muito isso, e o melhor a ser feito é levar na brincadeira, se vc for discutir futebol, economia, lugares de lazer (sim, isso gera discussão também) você não vai conseguir fazer amizade com os nativos!
      Mas tem muita gente bacana pelo mundo a fora, fiz muita amizade que tenho até hoje (mesmo com a distância).

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi. Tenho uma dúvida bem específica: Sou formada em jornalismo, mas dou aulas de inglês em uma rede de escolas. Será que consigo emprego fácil como professora de inglês por aí? É uma área bem remunerada, ou melhor, dá para viver com o salário de professor de inglês por essas bandas? Sei que posso dar aulas particulares, mas levará tempo até que eu construa o meu networking, por esse motivo precisaria trabalhar em uma escola ou até em uma empresa. Não considero a opção de trabalhar como jornalista ainda porque acredito que deve ser requerida a proficiência no idioma espanhol e eu estou bem longe desse nível...
    Como procurar emprego para English/Portuguese speaker?
    Muchas Gracias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como professora de inglês você até consegue se manter, mas vai viver apetado. Vai morar em um quarto, sem poder viajar muito.
      Eu trabalhei como professor de ingles, nesse lugar aqui:
      http://www.youlearn.com.ar/
      Espero que tenha ajudado.

      Excluir
    2. Sim, ajudou bastante, muito obrigada. Mas posso imendar outra pergunta? Quais são os empregos mais indicados para English speakers então?

      Excluir
    3. Denise, eu diria que ensinar inglês online é uma das melhores opções, porque eles pagam em dólares e você fica com um salário bom, comparado ao Argentino.
      Inclusive posso te recomendar empresas como TutorABC e uma chamada Learnship, que inclusive é Alemã e paga em euros.
      Mas tem que ter um inglês afiado.

      Excluir
    4. Muitíssimo obrigada mais uma vez Iago

      Excluir