maio 22, 2012

Escola Exclusiva para Travestis


Argentina contra la exclusión

O travesti Mocha Celis ficou conhecido em Buenos Aires pela brutalidade como foi assassinado.[...]



A ideia de fundar uma escola para travestis surgiu depois que Mocha Calis ficou famoso. O caso acorreu no bairro de Flores e se tornou conhecido pela maneira brutal como Mocha Celis foi assassinado, o que gerou muita revolta do no movimento Trans.

Mocha Celis foi morto com tiros na cabeça por um militar de alto cargo que vivia no bairro de Flores. 

Com a morte de Mocha Celis que gerou muita discursão, foi debatida uma maneira para dar mais apoio aos travestis da Argentina. Então no ano passado deu-se inicio ao projeto de uma escola exclusiva para travestis para evitar a exclusão dos mesmos à educação. A escola foi apropriadamente nomeada de Mocha Celis e foi levantada com recursos de idealizadores que continuam a manter o lugar. 

No entanto houve muita ajuda mesmo de quem não contribuiu com dinheiro, como os professores, por exemplo, que trabalham voluntariamente, a Mutual Sentimiento que cedeu um dos andares do seu prédio e a Fundação Diversidad Divino Tesoro que ajuda com apoio jurídico. 

O que tem de especial nessa escola são dois diferenciais importantes:

1 A ideia de integrar os alunos independente desse pensamento tradicional de que homem veste azul e gosta de carro e mulher veste rosa e gosta de jóias.

2 Além das matérias comuns de todo ensino médio, os alunos também têm uma matéria de história, extra, focada no movimento trans além de também serem dadas orientações sobre saúde sexual.

As escolas Argentinas em alguns estados incluem educação sexual, mas a verdade é que não é comum no país em geral, o que torna os casos que descriminação contra todos os que são “diferentes” mais frequentes. Como a escola é contra o preconceito, é obvio que qualquer estudante, independente de orientação sexual, é aceito.

De fato a comunidade LGBT conquistou muito na Argentina. Uma dessas conquistas é que eles foram o primeiro país da América Latina a aprovar o casamento gay, no entanto, nas escolas ainda existe um preconceito grande. A Mocha Celis espera acabar com esse problema. Ao longo dos anos a escola deve se tornar um exemplo em ensino e travestis serão vistos como pessoas de bom estudo. Com um conceito bom a escola atrairá todo tipo de aluno e a integração acontecerá, já que nesse momento já não será o travesti tentando se integrar, mas todos integrados naturalmente.


O travesti travou a trava do travesseiro 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Vivo aqui faz 10 meses e realmente, tenho que confessar que a Argentina está alguns anos à frente do Brasil no quesito “respeito à opção sexual alheia”.

    ResponderExcluir
  2. bom nunca vi uma coisa tão estranha e legal ao mesmo tempo, deve ser muito legal essa escola.

    ResponderExcluir
  3. essa idéia de escola para travestis poderia ser adotada aqui no Brasil, cofesso que nunca tinha lido algo semelhante e penso que seria interessante adotar esse exemplo de respeito a opção sexual do outro em nosso país tão cheio de preconceito de todos os tipos, realmente a Argentina me surpreendeu nessa questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Ana Paula, eu sinto que aqui eles são mais mente aberta com relação a isso. Inclusive por isso sei de muitos brasileiros que vem pra cá e se assumem aqui, pois não têm a pressão que tinham no Brasil. Mas também existe gente conservadora aqui também.

      Excluir
    2. Não só esse como muitos outros exemplos o Brasil poderia copiar da Argentina, como o abto de ler por exemplo. A Argentina é o país que mais lê em todo o continente Americano: http://migre.me/aXV4a

      Excluir