setembro 20, 2012

Sem Carne Não se Vive!


Muitos argentinos já me disseram que sem comer carne não conseguem estar de pé. Para eles a carne é essencial na dieta do ser-humano, mas quanto disso é cultural e quanto é de fato verdade
?[...] 







A impressão que tenho é de que a carne aqui é tão importante para a sobrevivência quando água, se não até mais importante. 
Para quem gosta de carne, a Argentina é um país ótimo, mas além de comermos carne apenas por capricho, será que comemos também porque de fato precisamos da carne para nossa sobrevivência?

Acho que já está provado mais do que o suficiente de que não precisamos de carne, vide tribos indígenas brasileiras que viveram por centenas de anos sendo vegetarianos. Então o que será essa afixação que o argentino tem pela carne? Cultura. Simplesmente faz parte da cultura, a culinária repleta de carne. É uma cultura rica e bonita e muito saborosa também.Já não se pode dizer que é danoso a saúde ser vegano e nem que necessitamos de carne vermelha, de fato, é exatamente o contrário.



Não comer carne provoca deficiência da Vitamina B12?
O que é a dieta vegana?

Diferente da alimentação vegetariana que não inclui carne e peixe no cardápio, a dieta vegana também segue estas restrições mais vai mais além e nega o consumo de laticínios, mel e qualquer outro produto extraídos de animais.

Geralmente se pensa que a alimentação vegana provoca uma carência da vitamina e por isso muitas pessoas questionam essa forma de alimentação.

O papel da Vitamina B12 no nosso corpo

A vitamina B12 tem uma função importante no nosso corpo. É responsável pela formação de glóbulos vermelhos, a divisão ativa de células e a formação de novas células. Assim, a vitamina é indispensável para a nossa sobrevivência. Embora, a vitamina B12 seja gerada no canal gastrointestinal, não pode ser usada pelo organismo de forma eficaz. Por isso, nós temos que ingerir B12 através da comida. Em adultos a vitamina B12 é conservada no fígado durante muitos anos e uma deficiência só é percebida alguns anos depôs. Se a deficiência não esta tratada, os sintomas podem gerar danos irreversíveis.

Segundo especialistas, uma grande parte da população sofre de alguma deficiência desta vitamina.

Veganos sofrem mais dessa deficiência? 

Veganos podem apresentar deficiências, mas na maioria dos casos um consumo excessivo de carne e produtos lácteos tem como consequência um bloqueio da absorção da vitamina. Ainda que as proteínas animais contenham B12, uma dieta que é baseada em carne tende a causar excesso de acidez gástrica que pode acarretar danos na mucosa gastrointestinal. Como consequência, a B12 contida na carne não pode mais ser absorvida pelo corpo. Nos piores casos, suplementos da vitamina não conseguem remediar a deficiência e o consumo de carne, queijo e ovos também não geram um resultado positivo. Dessa forma, os pacientes precisam injeções dessa vitamina. Isso não significa que os veganos não possam sofrer de uma deficiência, mas estas famílias geralmente controlam mais cuidadosamente suas carências e usam suplementos para compensar a falta. Críticos do estilo de vida vegano reclamam que o corpo não pode receber a vitamina de forma natural e por isso a dieta vegana não é saudável. Entretanto, no passado, micro-organismos que produzem a Vitamina B12 se encontravam nas frutas e verduras e esta podia ser ingerida de forma natural. Algumas pessoas acreditam que os nossos antepassados ingeriam B12 comendo frutas não lavadas. Hoje em dia, esses micro-organismos são mortos pelos métodos agrícolas e industriais que alteram o ambiente natural das bactérias. Além disso, o uso de produtos químicos e a pobreza das terras em nutrientes contribuem para esse fenômeno. Por isso, a possibilidade de suplementar B12 naturalmente hoje em dia é excluída pelos especialistas. Os humanos estão transformando demais o ambiente e destruindo todas as fontes naturais da vitamina.

Então por que os veganos não sofrem tanto de uma deficiência da B12 como diz o público em geral?

Têm duas razões pelas quais os veganos não são o principal grupo a sofrer de uma deficiência. Eles controlam seus níveis vitamínicos e suplementam a sua dieta. Também têm um sistema digestivo mais saudável e a B12 pode ser absorvida mais fácilmente pelo corpo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. gostei do seu artigo, eu acho que eu sou descendente de argentino, eu adoro carne, e principalmente na brasa.
    Agora em relação ao conteúdo do artigo que não precisamos de carne para viver, você fez menção das tribos indígenas, não consumirem, na bíblia sagrada também só começa a falar de comer carne depois que Deus disse que a idade do homem seria de 120 anos, será que comer carne vive menos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, interessante o teu comentário sobre a bíblia, me fez começar a pensar sobre o que comer. Sou católico.

      Excluir
  2. No meu caso, sem carne se vive melhor. Faz 1 ano q parei com carne de todo tipo e minha saude está muito bem. Inclusive, acabei de fazer exame de sangue e não estou com nenhuma deficiencia. Já minha irmã que come carne todos os dias está com nivel de ferro e B12 baixos!! O esquema é uma alimentação saudavel e equilibrada com ou sem carne. E 2 vezes ao ano fazer exames de sangue com o controle de um nutricionista e, se possivel, um homeopata.
    Abraços!!
    Tatiana

    ResponderExcluir