setembro 26, 2012

Emprego em Buenos Aires 2013




Como encontrar emprego em Buenos Aires, sendo estrangeiro? É fácil ou é difícil? Onde devo procurar? O mercado está favorável? [...]





Trabalhar na Argentina não está mais difícil, nem por causa da crise e nem por causa da inflação, na verdade, a tendência é melhorar em 2013, segundo o próprio Ministério do Trabalho (leia sobre). Mas então será que existem outros motivos que dificultam conseguir um emprego na Argentina?

Já ouvi muita gente dizer que arrumar emprego na Argentina é mais difícil porque só entram por indicação. Para ser sincero, depende muito da área a que nos referimos. É mesma coisa no Brasil, sempre existem aquelas áreas onde quem tem um contato, entra mais fácil; mas no geral eu diria que essa questão de só entrar com indicação não é nada acima do visto em outros países, como o próprio Brasil por exemplo.

Outra questão que pode fazer a procura ser mais difícil é o fato de você ainda não falar espanhol, nem mesmo o básico, e repare que espanhol básico não é portunhol. Mas existem muitas ofertas aqui para quem fala português e brasileiros nativos então volta a dizer, depende de em que área exatamente você está procurando.

Mais um fator que influencia nas suas chances de conseguir emprego, ter documentação daqui. Quando começar a procurar emprego, recomendo que vá também requerer a sua identidade argentina (DNI). Você provavelmente vai conseguir o emprego antes da identidade chegar, mas o governo argentino irá te dar um papelzinho comprovando que você já requereu a identidade e está esperando, isso em 99% dos casos já é suficiente para que você pegue qualquer emprego. Para os que não tem documento, veja como tirar, ou então procure emprego sem o documento argentino mesmo, tem muitos empregos dessem que pagam bem, mas você nunca terá benefícios.

No geral, ou seja, na maioria das áreas, acho que brasileiros capazes de se comunicar em espanhol não têm problemas para encontrar emprego. Se tiver inglês então melhor ainda.

Para quem está procurando ou pensando em vir viver aqui, deixo uma lista de sites gratuitos onde se pode procurar empregos em Buenos Aires e que funcionam mesmo:

www.bumeran.com.ar
www.busquedasrh.com.ar
www.cmd.gov.ar
www.cuvitae.com.ar
www.dotzero.org
www.empleos.universia.com.ar
www.empleos.clarin.com.ar
www.infojobs.net
www.itlaboral.com.ar
www.lanacion.com.ar
www.lanacion.com.ar
www.portalrh.com.ar
www.trabajando.com.ar
www.trabajoensistemas.com.ar
www.trabajofreelance.com.ar
www.zonajobs.com.ar

Eu consegui o meu emprego através de um desses sites e foi questão de um mês e meio procurando. Quando já estava trabalhando, continuava recebendo ligações de empresas.

Se você está pensando em vir, pode já ir dando uma olhada nos sites para ter uma noção de como está o mercado de trabalho aqui e as ofertas, quando voc"e pode ganhar etc (e informe-se também sobre quanto custa viver aqui). Recomendo também que já se matricule em um curso de espanhol ou procure aprender de alguma forma, para já chegar aqui com alguns passos andados.

Boa sorte.

Informações importantes para quem pretende vir morar em Buenos Aires (clique aqui).

Parceiro:
Um Brazuca em Buenos Aires
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

59 comentários:

  1. Você conseguiu como?
    Cadastrou seu CV num desses sites, ok.
    Foi gratuito ou num dos pagos?

    No que foi chamado para trabalhar, primeiramente?
    Onde eles oferecem mais vaga para brasileiros que querem contato com o espanhol, com a cultura Argentina, etc.?

    Penso que para o começo, bares, restaurantes e hotéis seriam as melhores chances de oportunidade para trabalhar aí. O que acha?

    Gostei do blog!
    Att.,
    Mariane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sites aqui desse post sao de graca. Me chamavam para trabalhar em call Center e hoteis.
      Sim bares, restaurantes e hotéis eh o melhor para comecar, mas vou ser sincero, o Argentino jah estah ficando um pouco enjoado de brasileiro. Tem brasileiro demais aqui.

      Excluir
    2. Anonimo 2: acredita que meu namorado (que é argentino) disse que é verdade
      tem muito brasileiro aqui na argentina e ainda por cima falam mal do pais, o que irrita eles
      por esse motivo esta "tirando os argentinos do serio" e falam: "esta achando ruim? volta pro brasil, ja que la esta melhor como diz"
      rsrsr
      até entendo... não gostaríamos que alguém falasse mal do brasil, mesmo que saibamos que as coisas aqui nao sao la essas coisas (na minha opinião)

      Excluir
    3. É, vivemos no país dos caras, pelo menos respeitemos. Pra que ficar falando mal na cara deles?

      Excluir
  2. Sabe porque falar na cara deles, a realidade péssima desse país..!
    Para os Argentinos descerem um pouquinho do salto alto..!
    Não se diziam a Europa da América do Sul, os branquinhos do continente..!
    E agora??
    País Fudido,
    Economia Decadente,
    Altíssima Inflação,
    sujeira nas calles
    Corrupção,
    Paros direto..!
    Subtes sucateados..
    e
    etc..!
    Ah se enxerguem !
    E para vc Iago que é puxa saco da Argentina, saiba que eles dependem 70% da exportações, para o BRASIL, e ainda dificultam a entrada dos nossos produtos ae..!
    Paíszinho metido a besta!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é que eu puxo saco da Argentina, é que eu gosto deles, só isso. Sei que eles, em geral, são um pouco metidos mesmo, mas tenho muitos amigos argentinos que são gente finíssima. Provavelmente esse monte de argentino metido que tuh conhece são porteños de capital.

      Excluir
    2. Estou bem afim de passar um tempo ai na Argentina....fui em novembro, curti o lugar apesar dos pesares, os caras são metidos mesmo...mas eu não tô nem ai...
      Iago...voce bem que podia me dar uma força!

      Meu contato: beatris.ana@gmail.com ou ana.alves@pr.senac.br

      Abraço

      Excluir
  3. Gente, seria tão interessante também ter um chat aqui do blog, pois tem bastante pessoas acessando que buscam informações de como morar na Argentina. Um chat ou grupo do msn seria interessante pois nós trocaríamos informações em tempo real, o que acham? Fica a ideia para o pessoal do blog! Tem um site de chat que pode ser inserido aqui no blog é o >> xat.com ou então um grupo de msn >> http://imgroups.net/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostamos da sua ideia zs.
      Vamos deixar o chat aqui por 2 meses e ver se dá certo, se funcionar, fica permanente.
      Obrigado pela ideia. :)

      Excluir
  4. ola eu gostaria de saber se em neuquen, é bom de se viver, pois pretendo ir morar la e gosatria de saber se vcs tem alguma informação, de alugueis custo de vida e trampo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karine Neuquén é muito bom mas um apartamentinho para um casal, no centro, lá custa uns 2 mil pesos por mês. Um ap de 45 m²

      Excluir
    2. bom dia iago eu gostaria de morar na argentina e trabalhar. porem so tenho ensino medio vc acha que eu conseguiria que tipo de emprego e quais cidades seria melhores pra morar?meu email ivanilsonbarbosa2@hotmail.com meu face ivanilson barbosa

      Excluir
  5. Sei que Neuquen é a maior cidade da Patagônia, é um bom lugar para morar. Os padrões de vida e econômicos lá são melhores que em Buenos Aires, mas não sei te informar sobre alugueis.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde a todos
    sou de Portugal, sou fluente em Português, sei falar minimamente inglês mas preciso de tirar um curso mais aprofundado de espanhol, gostava de emigrar para a argentina, tenho muita experiencia em call center, porque sempre foi nisso que trabalhei.. Não sei se me conseguem ajudar com algumas dicas... quem estive interessado pode mandar um email para same@live.com.pt

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, vc poderia ser mais específico quanto aos trabalhos de pessoas que não falam Espanhol ? Claro que já estou estudando e sei falar inglês, porém gostaria de arrumar emprego e me mudar logo pra Argentina e acho que seria uma boa forma de começar, e lá continuarei estudando Espanhol.
    Obrigada, Giselle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que realmente um conselho vai vivir em miami, argentina esta muito pior que Brasil, eu digo com causa vivi na argentina durante 18 anos, faz 6 meses que estou no Brasil. Brasil tem seus problemas mas Argentina tem muitos problemas que voces nem imaginam.
      Em miami tem muitos que falam espanhol e ingles obvio.

      Excluir
  8. Gisele eu posso responder a sua pergunta. Querer trabalhar na Argentina sem saber espanhol, eh igual trabalhar no Brasil sem saber portugues. Sao menos oportunidades. Falar ingles aqui nao eh nenhum plus no CV, eh item basico. A Argentina eh o pais da america latina com maiir numero de pessoas que falam ingles como segunda lingua. Entao aqui "todo mundo" fala ingles, nao eh nada especial.

    ResponderExcluir
  9. Sim, eu achava isso. Só perguntei pq aqui mesmo no blog tem um ítem falando sobre isso, que existiam trabalhos pra quem falava português e inglês apenas, obviamente lá seria mutio mais fácil aprender o espanhol. Não era pra ir e ficar indefinidamente apenas falando português e inglês. Mas de qualquer jeito, obrigada pela resposta.

    ResponderExcluir
  10. Existe algum site onde posso acessar valores médios de salários por área ou carreira? sou formada em Pdagogia pela UERJ, mas voltada para a área empresarial e avaliação de documentos pedagógicos.

    E quais as cidades mais interessantes para se morar na Argentina? Córdoba dizem ser universitária, Rosário. Quais são as cidades metropolitanas, estou pesquisando as cidades, e se puder citar nomes, poderia pesquisar melhor as possibilidades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria (por ordem de tamanho) Buenos Aires, Córdoba, Rosario, Mendoza, La Plata, Mar del Plata e Salta

      Excluir
  11. Boa tarde a todos. Sou brasileiro e penso em ir morar na argentina, ja morei fora do Brasil e gosto dessa vida de trocas multiculturais.. Tenho 26 anos, formado em biomedicina (analises clinicas) curso superior 4 anos e gotaria de saber como faço pra trabalhar nessa area na argentina. É preciso validar o curso? Tbm trabalho com fotografia, sou fotografo e possuo um portfolio. Falo portugues e frances mas espanhol eu so enrolo mas nao demoro p aprender espanhol pelo fato de muitas palabras lembrarem o portugues. Outra pergunta é qual tipo de trabalho que da pra manter uma casa pra uma pessoa, solteiro. Que tipo de emprego? Garcon, vendedor, etc.. Qnt ganham em bsas?
    Att. Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc primeiro tem que traduzir todos seus documentos e a melhor forma, por um tradutor publico matriculado.
      Todos os cursos tem que ter validaçao si o si.
      Conselho Argentina esta passando por um momento muito ruim, melhor pessimo eu tive uma empresa durante 18 anos e faz 6 meses que estou em Brasil, as coisas lá nao sao as melhores, para comprar um dolar precisas 10 pesos argentina, tambem tem que ter autorizaçao de AFIP si queres comprar em modo legal.

      Excluir
  12. Como garcon, vendedor etc não dá pra morar sozinho numa casa. Talves um ap bem pequeno. A menos que você viva na periferia ou no interior. O emprego pra manter uma casa depende muito de onde você vai morar (zona central ou retirada).
    Acho que pra trabalhar nessa área, na Argentina, é igual no Brasil, é só mandar currícullum, mas sem inglês ou espanhol, ficadifícil. Provavelmente tu vai começar muito de baixo, até desenvolver um espanhol bom.
    Garçom e vendedor em Buenos Aires tiram entre 1500 a 3000 pesos por mês.

    ResponderExcluir
  13. Nossa! 1500 a 3000 peses nao da pra nada! Tava pensando em uns 4 a 5 mil pesos. Mas que tipo de emprego geralmente os brasileiros conseguem ai. Ouvi falar que precisam de pessoas que fale portugues e que tem muito trabalho,. Etc. E em relacao a validacao de diploma brasileiro? Ja dei uma lida no ministerio da educacion de. Nacion, mas nao sej em relacao ao tempo pra validar esse diploma e tentar trabalhar como biomedico. Como estar a oferta de emprego pra area da saude, pretendo tbm fazer um mestrado.
    Mas ganhando isso ai, nao acredito q seja viavel, pq alem de ser pouco dinheiro nao é certo de que vou realmente conseguir um trabalho.
    Nao conheco bsas, nao sei como sao as periferias dai, e por isso nao pretendo morar nas periferias nem em interior ja que na capital tem mais oportunidades de se instalar como imigrante.
    Em quanto tempo depois de chegar em buenos aires em media poderia conseguir um trabalho?
    Entao tenho muitas perguntas.. Rsrs
    Obrigado pela resposta!
    Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lí aqui no blog mesmo um artigo sobre quanto tempo demora pra um brazaca encontrar emprego em BUE:

      http://vivendonoestrangeiro.blogspot.de/2012/10/quanto-tempo-leva-um-brasileiro.html

      Excluir
    2. Felipe, querer que um garçom ganhe mais de 3000 pesos fica dificíl né. Garçom não é profissão de terceiro grau.
      Ainda assim acho que tuh consegue ganhar mais que isso, mas não são todos os garções;
      Já vendedor, dá pra ganhar mais, se a empresa trabalhar com comissão e tuh for excelente (normalmente depende também de que tipo de produto tuh vende).
      Eu trabalhei em agência de viagem na calle Florida, falando português, com a comissão eu dobrava meu salário.
      Tirava mais de 4 mil pessos as vezes. Mas tem que ser bom de papo.

      Excluir
    3. Garcon foi so um exemplo, trabalhar em hoteis tbm seria interessante pelo alto numero de brasileiros que vao passar as ferias em bue. Sou formado em biomedicina, quero trabalhar nessa area ou como fotografo, pois sou fotografp tbm. Como nao sei hablar muy bien o tal do espanhol preciso de uns 6 meses de adaptacao e aprender o idioma. Vcs podem me indicar imobiliarias ou site de pessoas que quiram alugar apenas quartos em aparamentos. Gracias
      Felipe

      Excluir
    4. Cara Buenos Aires é uma cidade ótima para fotógrafos. Eles apreciam mais a arte (em geral) que os brasileiros, pelo menos essa foi a ipressão que ficou em mim.
      Trabalhar em hotel, como garçom ou call center, vendedor, agência de turismo... o que for, é igual no mundo inteiro, nessas áreas, os salários nunca são altos.
      Tem um artigo aqui no blog pra ajudar a alugar imovel em Buenos Aires. Tenta encontrar. E lê também os comntários, que nos comentários a galera discute sites pra encontra gente que quer dividir ap etc.

      Excluir
    5. Que tipo de emprego brasileiro consegue em Buenos Aires, tuh quer dizer os que näo fala espanhol ainda?

      Excluir
    6. Non hablo muy bien spanhol pero yo hablo french y portugues

      Excluir
    7. Não sei se francês te ajuda muuuito na Argentina. Mas sempre tem uns trampos que tu pode arrumar. Dando aula de francês dá pra tirar mais do que esinando português ou inglês.

      Excluir
  14. Ola pessoal, otimo blog. Estava pesquisando como entrar e trabalhar na policia argentina, pelo que vi nao precisa de concurso para ser policial na argentina, inclusive policia federal. Tem alguns requisitos, como altura, escolaridade e nacionalidade argentina, pois se um brasileiro mora 2 anos como residente ja pode da entrada na nacionalidade e posteriormente entra na policia federeal, ou estadua, e aeroportuaria. Enfim.. Me parece muito bom, acho que a policia da argentina é mais bem preparada que a brasileira, posso estar enganado. Vcs sabem quanto ganha um policia na argentina? Fuiiiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao sei quanto ganham, mas sao mais bem preparados sim. A nacionalidade argentina tuh pode pedir direto jah, acho que jah nem precisa esperar 2 anos. Confere direitinho.

      Excluir
  15. Olá ... este blog é perfeito ...Meu nome é Murilo moro no Brasil e sou graduado em pedagogia aqui ... em abril de 2014 vou começar meu mestrado em educação ai em Buenos Aires .... vocÊs sabem como funciona a contratação de professores de educação infantil aí ? Existe concurso publico ai ? E o salário ? Eu procuro .. procuro .. procuro aqui no google mas não consigo achar nada referente a minha profissãos de professor .... Para favdor me ayude!(acho q é assim q se escreve!rsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que aqui existe também algo que seria o concurso público no Brasil. Brasileiros podem fazer concurso público na Argentina, contanto que preencham os requisitos estabelecidos em lei.
      O salário de professor de educação infantil fica na média dos 3 mil pesos.

      Excluir
  16. Obrigado pela resposta e pela prestatividade .... se não for pedir demais vocês podem me indicar algum site em que encontre algo falando sobre este assunto?(educação infantil em buenos aires, professores na argentina e tal) ...Só mais uma pergunta ... Como são as escolas de educação infantil ai ?

    Desde ja , agradeço muito !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como são as escolas de educação infantil? Em que sentido? O que exatamente você quer saber?

      Excluir
  17. Gostaria de saber se as escolas de educação infantil da Argentina são mais organizadas que aqui ,como é desenvolvido o primário aí ... por exemplo , aqui existe a pré escola o ensino fundamental 1 de 1º a 5º ano.... o ensino fundamental 2 de 6ºa 9º ano e o ensino médio , eu sou professor do fundamental 1 aqui , será que eu conseguiria dar aula aí com emu diploma brasileiro ? ou pelo menos conseguir estagio em alguma escola? Não encontro nenhum site aqui que fale sobre isso.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que aqui em muitas escolas se estuda por mais horas que no Brail. Tipo, de de manhã até o meio da tarde. E com relação ao nível do ensino, a Argentina fica acima do Brasil (segundo estudos oficiais).

      Excluir
  18. Ola pessoal, gostaria de saber, como é o mercado de trabalho pra um guia turístico em Buenos Aires? E se é possível viver bem como guia turístico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de você, quantas línguas você fala?
      Viver bem não digo, mas da pra ter um vida decente.

      Excluir
    2. Se quer ganhar algum dinheiro extra, a partir de qq país, sugiro que se registe em: http://www.clixsense.com/?5062332

      É grátis a inscrição no site, não se paga nada, apenas recebemos por realizar questionários, ver videos, cliques, etc.

      Boa sorte!

      Excluir
  19. Qual a profissão que ganha mais em Buenos Aries?

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Alguém saberia dizer qual o salário em média para professor de inglês ou professor de português em escola de idioma?

    Aqui no Brasil sabemos que depende da região, mas contando que seja numa grande cidade, por exemplo, no CNA FISK e similares o valor é R$ 15 hora/aula aproximadamente; já na Wise Up é R$ 22. Saberiam citar nome de escolas em Buenos Aires e em seus arredores? (pode ser em La Plata também - que se não me engano, fica a 50 minutos de BA).

    Muito obrigada!
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  21. Se quer ganhar algum dinheiro extra, a partir de qq país, sugiro que se registe em: http://www.clixsense.com/?5062332

    É grátis a inscrição no site, não se paga nada, apenas recebemos por realizar questionários, ver videos, cliques, etc.

    Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa mas venho ganhando dinheiro online a 3 anos e posso dizer que o que dah dinheiro de verdade na internet, eh trabalho de verdade. Esse lance de assistir video e responder pergunta eh furada. Se voce quer ganhar dinheiro online tem que trabalhar muito, igual qualquer outro emprego. A unica vantagem eh que voce trabalha em casa.
      2 dicas pra ganhar dinheiro na net, fale pelo menos 2 idiomas e tenha uma conta paypal

      Excluir
  22. Alguem sabe me dizer se posso me me alistar no Exercito Argentino. Somente se naturalizando ou com o DNI eu ja posso?

    ResponderExcluir
  23. iai galera blz ? bom tenho algumas duvidas , vai eu e outro amg meu morarmos ai , p estudar e trabalhar tbm , tipo queriamos saber sobre valores e tal .. saber se com um salario base da para se manter legal etc .. vlw galera .. qualquer coisa responde no whats indicaçoes e tals 065 92092727

    ResponderExcluir
  24. Sou cirurgiao dentista tenho algumas duvidas alguém pode me avisar
    Esse e meu email morgado_sps@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. qual tipo de investimento seria bom p fazer na argentina tipo com 100 mil reais? pretendo morar la

    ResponderExcluir
  26. Eles estão invadindo o Brasil, veja Búzios só se vê argentino, até barraquinha de cachorro quente é de argentino já trabalhei na argentina nos anos 90, fui muito maltratado lá e aqui eles fazem o que querem, minha vontade é expulsar todos ou joga-los todos no mar não gosto deles.

    ResponderExcluir
  27. Como esta a area de Tecnologia da Informação na argentina? com R$ 10mil consigo me manter qto tempo ate arrumar emprego?

    ResponderExcluir
  28. Olá! Alguém sabe como está o mercado de trabalho na cidade de Mar del Plata ? Sou graduada em marketing e administração, com espanhol avançado e inglês fluente. Obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Olá, encontrei o site de vocês só agora.. estou me planejando ir morar em Rosário de Santa Fé. Não sei se ainda estão ativos com o site, espero que sim :] Queria muito saber sobre Hostels e Republicas.. e também, se as coisas dita no site sobre Buenos Aires, valem mais ou menos pra Rosário também?! Tipo: Custo de vida, salário, emprego..
    Obrigado, abraço

    ResponderExcluir
  30. Olá, sou formado em Licenciatura em Matemática, Pós-graduação em Matemática Financeira e Estatística e MBA Executivo em Gestão de Produção e Qualidade. Alguém saberia mim informa como poderei fazer para conseguir trabalho na Argentina.
    Obrigado

    ResponderExcluir