julho 09, 2012

Voltando para o Brasil com diploma internacional


Você se formou na Argentina e agora está voltando para o Brasil
? Saiba que é preciso validar o seu diploma para ser aceito no Brasil. O processo é complicado, mas não é impossível de se realizar. Veja como validar.[…]



UBA, Universidade de Palermo, Universidade de Morón, não importa em qual universidade eles se formam, a maioria dos estudantes brasileiros se forma e volta, para o Brasil para trabalhar em suas novas carreiras, mas só ai descobre que o diploma não tem validade automática no Brasil, é preciso que o diploma passe por um processo para ser validado no país. Não tem problema, o processo é complicado, principalmente se você já voltou para o Brasil, mas tem solução.

Então, se você está lendo esse artigo e ainda não se formou, melhor ainda, você pode poupar tempo e dinheiro, pois você precisará de alguns documentos da sua faculdade aqui na Argentina, antes de partir. Quem já partiu ainda pode solicitar, não tem problema, só sai mais caro e dá mais dor de cabeça (na minha opinião).

Então, antes de partir leve com você, além do diploma, o histórico escolar, mostrando suas notas na faculdade. Você precisará também da sua grade curricular com a descrição de todas as matérias, tim tim por tim tim, assim como também as cargas horárias.

Além disso, é recomendável que você peça um certificado de presença nas aulas, uma declaração atestando que você cumpriu a carga horária e uma tal de carta de aceite que nada mais é que um documento para comprovar a existência do curso na sua universidade.

Depois de requerer toda essa papelada, você deve validar os documentos na secretaria regional de educação Argentina ou no ministério da educação da Argentina. Depois disso, para ter certeza de que você não terá surpresas no Brasil, você vai ao consulado geral do Brasil aqui da Argentina e valida o documento lá também, agora reconhecido por ambos os países.

Acho que atualmente já não pedem para traduzir os documentos, o que é uma mão na roda. 

Se você fez pós-graduação, mestrado ou doutorado, o processo é o mesmo, só facilita um pouco por detalhes como, carga horária menos extensa, grade curricular menor etc.

Quando chegar ao Brasil e for procurar por emprego, certifique-se de levar tudo isso e mais fotocópias de tudo e boa sorte.

Depois de tudo isso, a gente quase desanima, e o pior de tudo é que não acabou, ainda tem mais uma má notícia. Os formados em medicina no exterior precisam passar em uma prova para provar que têm ensino suficiente e compatível com os requeridos no Brasil. Mas não desanimem, ai vem pelo menos uma boa notícia: O governo brasileiro irá facilitar a entrada (no mercado de trabalho) dos brasileiros que se formaram em medicina no exterior.     



Veja mais sobre estudar na Argentina.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. Imagino que deve ser difícil mesmo pra que volta ao Brasil!Sem contar a readaptação da cultura.

    ResponderExcluir
  2. Brasieliros parem de lezeira!! Estudar na Argentina é FURADA!!
    Porra! Não troquem 6 por 5!
    Esse país tá fuuuudido agora.. e outra
    Assim como o Americano tá de saco de cheio do Mexicanos
    os Argentinos tão puto já com tanto brasileiro nessa porra!!
    Falo a verdade!!
    Olhos Atentos..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas,os Brasileiros que estao na Argentina nao sao imigrantes na sua maioria e sim estudantes. É bem diferente do que acontece com os mexicanos e estadunidenses.
      QUE SENTIMENTO DE INFERIORIDADE, HEIM!Já pensou em fazer terapia?

      Excluir
  3. Eu sempre ouvi falar que a validação do diploma de ensino superior na atgentina, deveria ser validado por uma universidade federal brasileira que oferecesse um curso semelhante. Porém no post a informação é diferente e muito mais simples...
    poderiam esclarecer isto para mim?
    obs: estou me programando para voltar a bsas em julho deste ano, desta vez em definitivo para estudar e trabalhar (para me manter hehe).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, infelizmente não é assim tão simples como você imaginava, o processo é esse mesmo que está no blog, tem que ir no consulado e toda essa chatice. Inclusive é essa complicação para quem estuda não apenas na Argentina mas em qualquer outro país e quer voltar pro Brasil.
      A menos que você vá através da sua universidade, estudar só um certo período, ai é diferente.

      Excluir
    2. Faço processos internacionais como casar com extrangeira, estudar fora e trabalhar fora... Então conheço do assunto. Vai por mim, nunca é fácil.

      Excluir
    3. olá, você pode me explicar como funciona o trabalho no exterior? estou interessado. como entro em contato com você?

      Excluir
  4. Sou formado em Quimica e Serviço Social. Como faço para validar meus titulos na Argentina?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite.essa prova no Brasil e só para aqueles que fizeram medicina ou P outros curso tbm...pois quero ir P fazer uma especialização em nutrição...

    ResponderExcluir