Fomos passados para trás pelo mesmo argentino que nos "ajudou" a conseguir o Ap, ele também precisava de nós pra poder pagar e quanto mais o tempo passava mais ele se alimentava da nossa[...]
Por:Fausto Passaia Voltar para Parte I
Parte II (Final)
Quando uma pessoa sai de casa a primeira coisa que sente saudades é da sensação de estar seguro em seu lar. Eu só recuperei isso depois que pude, mediante o muito sacrifício, mudar-me para um apartamento.
Vou esclarecer que mudar-se a um apartamento em Buenos Aires é uma oportunidade que poucos dos com recursos escassos chegam a ter. Eu logrei conseguir graças a diversos fatores... é necessário um cidadão Argentino, empregado e com alguma propriedade que aceite compartilhar o Ap e usar seu nome no contrato, do contrário ou se aguenta viver num hostel ou se aluga um Ap com passaporte, o que pode custar no mínimo 800 dólares mensais , ou seja, impossível! Mas deixa eu mudar de assunto...
O que eu vivi aqui durante esse ano que passou foi uma lição, necessária,
e do qual a maioria dos que confiam demais nas pessoas sofrem.
Vou lhes contar algo sobre a cidade grande à aqueles que como eu nasceram
no interior: AS PESSOAS SÃO EGOISTAS E SOLITÁRIAS EM MEIO A MULTIDÃO E VIVEM ACEITANDO E PRATICANDO O QUE EU CHAMO DE LEI DO MAIS FORTE.
Aqui a maioria das pessoas consegue o que quer passando por cima de outros
não existe sentimento comum. O argentino nesse sentido é muito desconfiado
e descrente em um futuro. A maioria é pessimista e acredita que as coisas nunca vão melhorar e que para estar bem é necessário aproveitar oportunidades nem que passes por cima de alguém.
Isso aconteceu comigo e minha prima. Fomos passados para trás pelo mesmo argentino que nos "ajudou" a conseguir o Ap, ele também precisava de nós pra poder pagar e quanto mais o tempo passava mais ele se alimentava da nossa suada bonança monetária vinda do Brasil, até que um situação em especial nos fez ter certeza de que isso realmente estava acontecendo e eu já estava sozinho sem ter para onde ir, porque minha querida prima (hehehe)
meses antes desistiu da aventura e voltou pra Pindorama!
Mas a história não terminou mal, por sorte...
Vou citar uma frase de uma boa amiga de aqui, Karina Torres, moradora de San Telmo, mãe e esposa:
"Dios todo lo sabe y todo lo ve, Todo se paga en esta vida!"
E assim foi! Eu dei a volta por cima. Tive a sorte de conhecer algumas pessoas muito boas que se preocuparam por mim na situação que eu estava e me ajudaram muitíssimo!
Eu sai da gaiola onde estava sem poder levar minhas coisas...móveis, panelas e eletrodomésticos que eu e minha prima ajudamos a comprar. Fomos roubados descaradamente, a lei do mais forte em prática.
Hoje estou trabalhando numa boa companhia e alugando um bom apartamento no bairro de San Telmo.
Tenho a meu lado muitos amigos e pessoas especiais que estão todo o tempo comigo... Nunca estou sozinho!
- Deixo avisado àqueles que pensam que tudo são flores e que tudo é simples como um imagina. A VIDA REAL É COMPLICADA E DEVEMOS TER 2 OLHOS NA NUCA BEM ABERTOS SEMPRE!
Eu estou muito feliz com minha vida nessa enorme cidade cinza! Buenos
Aires me acolheu me fez e faz passar bons momentos, me dá lições de vida
constantemente e me faz apaixonar-me cada dia por ela.
MI BUENOS AIRES QUERIDA! Tenho medo de nunca poder deixar-te!
MI BUENOS AIRES QUERIDA! Tenho medo de nunca poder deixar-te!
FIM
Você também pode contar sua história. Um passeio que veio fazer ou sua experiência vivendo aqui divida com outros sua história (enviar história).
Cara, sinceramente, alugar casa/apartamento em Buenos Aires está um absurdo. Pelo amor de Deus, uma burocracia exagerada, parece que nem fazem questão do dinheiro estrangeiro entrando nos cofres argentinos. Esse lance de; Lei do Mais Forte, realmente é uma doença nas grandes cidades, é o que tornam os grandes centros urbanos, lugares cada vez piores para se viver. Mas cara, gostaria de saber com mais detalhes sua situação, como foi exatamente que o cara se aproveitou de vocês?
ResponderExcluirCara, não sei porque, mas o último parágrafo deste texto me emocionou e a ultima frase até chegou a umedecer meus olhos...
Leonardo, esquece. Não adianta perguntar nada para o autor dessa história, o Fausto, o cara nunca aparece. No ultimo post, a um mês atrás postei perguntas, parabenizei e tudo e o cara nunca apareceu nem para dizer um obrigado.
ExcluirDESCULPE!! hahaha é que eu não estou acostumado com isso...nem pensei que fossem comentar!!! Obrigado pelo elogio Anônimo! Eu mando os textos pra um amigo e é ele que publica...realmente desculpe não é por mal, agora vi e estou respondendo...
ExcluirLeonardo,obrigado pelo comentário.
ExcluirAqui quando tu vai alugar um depto, tens que pagar garantia,1 mes de comissão para a imobiliária, o contrato, os honorários do advogado e do escrivão público. Um total que tinhamos qe pagar entre os 3 de 10.900 pesos só pra ter a chave do depto de 3 ambientes totalmente vazio. Esse cara se aproveitou no sentido de que era a única maneira dele poder ter um contrato a nome dele, que alguém lhe ajude a pagar a "ENTRADA" sem botar os nomes no contrato (por sermos brasileiros) então ficou tudo no nome dele e ele pode alegar que o depto é dele entendes??
Brasileiro só se fode na mão do Argentino!
ResponderExcluirVERDADE NUA E CRUA!!
.
.
.
Mas por outro lado bem feito pros brasileiro que essa merda de País tá melhor que o Brasil..!
Nâo tens que fazer generalidade. Tem de tudo, quanto no Brasil....
ExcluirBoa noite Fausto; li e gostei do que li. Vc ainda está em Bue em Fev2015? Pretendo mudar para Argentina ainda este ano.Estive numa visita este mês, planejo outra para Ago.Objetivo é morar e abrir um pequeno negócio (ainda sendo pensado, talvez um bar brasileño).Somos um casal, eu aposentado, professor, inglês fluente, algum francês e portunhol sinistro, ela terminando a faculdade ADM - pretende terminar aí. A idéia em gestação é alugar um depto pequeno, em bairro fora do centro servido por trem e pesquisar e aclimatar até sentir firmeza (e fluência na língua) para abrir nosso próprio negócio.Conheces alguém para nos orientar e ajudar neste propósito?É possível alugar algo direto com o proprietário?conheces alguém que tenha feito? O que nos atraiu foi a sensação de segurança que desfrutamos durante nossa pequena estadia, aliada às possibilidades futuras. Moramos no Rio, Zona Oeste, Jacarepaguá e mesmo aqui a insegurança já está intolerável.Agradeço sua atenção e resposta. Posso ser contactado também por email - radamanto.nascimento@gmail.com.
ResponderExcluirFausto, com toda esta experiencia que voce adquiriu, poderia me ajudar a alugar um apartamento? Meu filho e meu sobrinho estão indo morar em Buenos Aires para estudar Medicina na UBA e estou com dificuldades.
ResponderExcluirMeu e-mail: amagno1962@gmail.com