Muita gente voltou a se perguntar se ainda
vale a pena vir ou continuar na Argentina, já que o quadro laboral mudou. Segundo
pesquisas do Ministério do Trabalho, descubra qual é a realidade hoje: [...]
É a situação na Argentina mudou muito, já
não está fácil encontrar emprego como antes, mas não está impossível. Antes a
média de tempo procurando emprego era de uma média de 2 meses, agora passou
para 4 meses. Então não está assim tão ruim, é claro que deu um choque na
população, porque perder qualidade é sempre difícil.
Fui me informar com o Ministerio del
Trabajo e descobri que a situação de
emprego na Argentina ainda é boa e que, na verdade, irá melhorar, já que a
indústria argentina está voltando com toda força a se desenvolver no país.
Se repararmos afundo a situação do emprego
não caiu, ainda existe emprego para as pessoas, apenas o tempo de procura é que
se estendeu. Não podemos ignorar a crise que afetou o mundo todo, em algum
momento haveria de repercutir aqui também.
No entanto, de fato, o número de jovens e
adultos empregados não parou de crescer desde 2007. A presidenta Kirchner
continua o modelo de governo que tinha seu marido Néstor Kirchner, focado no
crescimento de atividades econômicas, o que gera não apenas empregos como
melhores salários.
O mundo todo está passando por maus
momentos, mas a Argentina está produzindo muito e importando bem e com
diversidade, o que promete um futuro muito produtivo.
Em suma, para os que estão em dúvida sobre ficar ou vir e se arriscar aqui, do meu ponto de vista, vale a pena tentar aqui, não apenas pelo salário e emprego, mas por muitos outros motivos que comento aqui em outros artigos. A única sugestão que eu daria é, para os que pensam em vir num futuro próximo, que apenas venham melhores preparados (financeiramente) do que o que vieram antes. Não se esqueçam de que além de passar mais tempo buscando emprego, você pegará uma inflação de 30% em toda a Argentina, que antes não existia.
Para quem pretende vir e quer saber como
buscar emprego aqui, separei as maneiras mais eficientes de achar emprego emBuenos Aires, para estrangeiros, em um artigo, que inclusive também dá dicas de
não apenas onde buscar, mas como se preparar rapidamente (com pequenos
detalhes) para o mercado de trabalho argentino. Nesse artigos] coloquei todas as opções que efetivamente funcionam.
Boa sorte.
É realmente não esta tão fácil conseguir um bom emprego em Bueno Aires,bem que se o Governo da Argentina tomasse uma providencia exata não haveria tanto desemprego.
ResponderExcluirEh ficou mais dificil mas ainda estah bem tranquilo. Desde que houve esse Boom do desemprego eu jah troquei de emprego duas vezes por nao gostar da empresa, e consegui emprego em 2 ou 3 meses. Entao, isso eh o muuuito dificil que estao falando.
ExcluirMas tambem depende muito de cada um.
Fico confusa, pq lendo esse post em comparação ao do dia 01 de dezembro, não consigo saber rs
ResponderExcluirPensei a mesma coisa que o anônimo e parece ate que li 2 blog diferentes.
ResponderExcluirUm me deixa tranquila, o outro me preocupa. rsrs
Nao da pra saber!!
Só acho que há casos e casos, como no brasil conheço gente que nao consegue emprego a anos, deve ter gente aí que também não consegue... mas nao conheço estrangeiros no Brasil, nao sei se é facil ou complicado arrumar um emprego aqui quando vc não é nativo...
Olha, eu conheço muitos estrangeiros no Brasil e pra ser sincero, depende da área e de que país você veio, você (gringo) consegue sempre emprego rapidinho no Brasil.
ExcluirJá na Argentina, tah difícil. Acho que o pessoal do blog mudou drasticamente a visão com relação a situação aqui (Argentina) porque a verdade é que foi de repente mesmo, um mês estávamos bem e no outro tudo explodiu. Se você ler os post de Janeiro de 2012, e ler esse do dia 01 de dezembro como disse o Anônimo, você já percebe que as coisas cairam um pouco de qualidade. E do dia 01 de dezembro para este post, as coisas continuaram piorando, mas em uma proporção mais rápido, por isso a galera esta se assustando e ficando confusa quando lê os posts aqui.
A Argentina teve uma queda drástica da noite pro dia. Por isso os leitores estão achando estranho o contraste entre um post e outro. Mas é assim que está acontecendo. Melhor dizendo, certamente o problema já estava acontecendo a muito tempo, mas o governo escondeu até onde pode.
Excluircomplicado né?!
ExcluirMeus amigos nativos sempre me falam, mas dizem que não é impossível viver aqui.
E ainda se tem muito emprego... o que me tranquiliza.
de qualquer forma, agradeço o esclarecimento.
Espero um UP na argentina pra já rsrs Cidade linda e seu povo não merece isso!
cidade não, país!!!
ExcluirConcordo com você Damares, espero de coração mesmo, que a Argentina melhore e que a relação do povo Brasil/Argentina fique cada vez melhor também.
ResponderExcluirDisse no post anterior que acho que o preconceito esta mais no brasileiro, que no argentino (relação a rivalidades entre os países) porém não conheço tantos nativos assim e nunca tive experiencia de trabalho no país, mas não acredito que seja tão ruim.
ExcluirTenho amigos que já moraram no Peru e Uruguay e muitos falaram a mesma coisa, ninguém gosta de brasileiro rsrs
Esse é o meu ponto de vista, com um tempo posso ir aprimorando isso. rs
Por que ninguém gosta de brasileiro? :(
ExcluirAnonimo, esse é meu ponto e vista pelo lugares que já viajei e tive uma experiência, não digo no geral mas tem muita gente que leva tudo pro lado do futebol! Ainda não viajei pela europa, mas pela america latina a conversa é sempre a mesma, isso não é somente rivalidade entre brasil x argentina, e acredito que a coisa ficou 'pior'quando o brasileiro começou a se destacar no quesito economia! E como em tudo, a inveja aumenta.
ExcluirClaro que tem pessoas e pessoas, mas no meu caso percebi muito isso, e o melhor a ser feito é levar na brincadeira, se vc for discutir futebol, economia, lugares de lazer (sim, isso gera discussão também) você não vai conseguir fazer amizade com os nativos!
Mas tem muita gente bacana pelo mundo a fora, fiz muita amizade que tenho até hoje (mesmo com a distância).
É, a inveja cresce.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi. Tenho uma dúvida bem específica: Sou formada em jornalismo, mas dou aulas de inglês em uma rede de escolas. Será que consigo emprego fácil como professora de inglês por aí? É uma área bem remunerada, ou melhor, dá para viver com o salário de professor de inglês por essas bandas? Sei que posso dar aulas particulares, mas levará tempo até que eu construa o meu networking, por esse motivo precisaria trabalhar em uma escola ou até em uma empresa. Não considero a opção de trabalhar como jornalista ainda porque acredito que deve ser requerida a proficiência no idioma espanhol e eu estou bem longe desse nível...
ResponderExcluirComo procurar emprego para English/Portuguese speaker?
Muchas Gracias
Como professora de inglês você até consegue se manter, mas vai viver apetado. Vai morar em um quarto, sem poder viajar muito.
ExcluirEu trabalhei como professor de ingles, nesse lugar aqui:
http://www.youlearn.com.ar/
Espero que tenha ajudado.
Sim, ajudou bastante, muito obrigada. Mas posso imendar outra pergunta? Quais são os empregos mais indicados para English speakers então?
ExcluirDenise, eu diria que ensinar inglês online é uma das melhores opções, porque eles pagam em dólares e você fica com um salário bom, comparado ao Argentino.
ExcluirInclusive posso te recomendar empresas como TutorABC e uma chamada Learnship, que inclusive é Alemã e paga em euros.
Mas tem que ter um inglês afiado.
Muitíssimo obrigada mais uma vez Iago
Excluir